Sucesso entre desportistas, Crossfit move o Desafio da Serra

Segunda edição do evento acontece neste sábado, 20, e domingo, 21, no Ginásio Municipal Adhemar Combat, na Via Expressa
sexta-feira, 19 de maio de 2017
por Vinícius Gastin
Treino de Crossfit numa academia especializada (foto: Arquivo AVS)
Treino de Crossfit numa academia especializada (foto: Arquivo AVS)

            Em pouco tempo, o Crossfit ganhou o coração de milhares de brasileiros. A nova febre já faz bastante sucesso em Nova Friburgo, e alguns praticantes participam de competições em diversos lugares. Neste final de semana será a vez de os friburguenses receberem os atletas de cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Macaé e Petrópolis para o Desafio da Serra. Esta é a segunda edição do evento, que acontece neste sábado, 20, e domingo, 21, no Ginásio Municipal Adhemar Combat, na Via Expressa, em Olaria.

            “Essa é uma competição que em regra leva dois dias. E que também, de acordo com o regulamento, exige do atleta a execução de duas provas ao dia. Ao final dos dois dias as pontuações são somadas para definir as posições dos participantes”, explica Marcelo, um dos organizadores do Desafio.

 A expectativa dos idealizadores é reunir 180 atletas. Deste total, 80% devem vir de fora do município - em maioria do Rio de Janeiro e de Niterói. Muitos dos atletas que já competiram na primeira edição retornam à Nova Friburgo, e muitos outros que conheceram o evento e através da repercussão se inscreveram para participar. Estão previstas diversas atrações, mas as competições são o chamariz principal. O Desafio vai ser dividido nas categorias Scale (equivalente aos iniciantes), RX (para atletas de nível mais avançado) e Elite, reunindo os atletas de melhor nível do Crossfit. A competição é toda disputada em duplas do mesmo sexo, com competidores no masculino e feminino para todas as categorias.

“O evento por si só é um show, pois reúne muita animação, narração e musica na execução das provas. Teremos no local algumas lojas de roupas, bebidas e comida para o público em geral. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode comparecer para assistir. A intenção do evento é também promover o Crossfit na cidade, além de trazer os atletas de fora, movimentando hotéis, lojas e restaurantes de Nova Friburgo”, pontua Marcelo.                       

 

O Crossfit

 

Inspirado no método de treinamento dos fuzileiros navais americanos, o Crossfit começa a ganhar espaço e conquistar as pessoas que desejam fugir da rotina das academias. E, para praticá-lo, não é necessário ter a preparação de um militar. Pelo contrário. A atividade é adaptada de acordo com a capacidade de cada um, com o objetivo de aprimorar dez capacidades físicas: força, potência, velocidade, resistências muscular e cardiorrespiratória, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Os alunos enfrentam treinamentos que variam desde pular e subir em cordas até simular o movimento de remo, levantar peso, usar equipamentos de ginástica artística, como argolas e barras, subir e descer em caixas, dentre outras inovações. O tempo máximo médio de aula é de uma hora, sendo 20 minutos dedicados ao aquecimento, outros 20 à parte técnica e o restante ao WOD (Workout of the day — o treino do dia).

Enquanto nas academias de musculação os alunos seguem uma série de exercícios pré-determinada, no Crossfit a imprevisibilidade é característica marcante. Apenas a primeira atividade costuma ser padrão, mas já no dia seguinte, praticamente nenhuma movimentação será repetida. Além do treino diferenciado, o aluno acompanha as observações e conhece a série que será desenvolvida.

Reconhecido como esporte, o Crossfit conta com campeonatos especializados pelo mundo, e começa a tomar os calendários esportivos do Brasil. Dentre os benefícios da prática estão o aumento da força, redução de medidas e percentual de gordura, melhora na flexibilidade, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, aumento de explosão e velocidade, redução de stress, definição de tônus muscular e aumento de energia. O Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crossfit | desafio da serra
Publicidade