STJD mantém rebaixamento do América, e Frizão também cai no Estadual

As últimas esperanças do time, que indiretamente se tornaram também as do Friburguense, terminaram
terça-feira, 30 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Com desfecho negativo para o time rubro, Frizão também teve queda confirmada
Com desfecho negativo para o time rubro, Frizão também teve queda confirmada

As últimas esperanças do América, que indiretamente se tornaram também as do Friburguense, terminaram. Em julgamento realizado na última semana, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu por manter o rebaixamento do América para a Série B do Campeonato Carioca de 2017. Desta forma, o Tricolor da Serra, que não havia impetrado recurso, mas acompanhava o caso e poderia ser diretamente beneficiado, também teve confirmada a queda para a segunda divisão estadual.

O América recorreu ao Superior Tribunal para permanecer na Série A, alegando que os pontos do Grupo D, que valia vaga na Taça Rio, não eram contabilizados para determinar o rebaixamento. Mesmo derrotado nas duas instâncias anteriores, o time carioca recorreu ao STJD para tentar se manter na Série A.

A defesa manteve os mesmos argumentos utilizados anteriormente, mas a Procuradoria entendeu que o alvirubro interpretou o regulamento de forma equivocada. Todos os auditores seguiram a Procuradoria e negaram o recurso, mantendo o rebaixamento do América à Série B do Campeonato Carioca em 2017, juntamente com o Friburguense.

Entenda o caso

Somando os dois “turnos” do estadual, o Friburguense marcou um total de 17 pontos, sendo 11 na primeira fase e seis na segunda. Uma pontuação que, considerando edições anteriores, colocaria a equipe na briga por uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro. A título de comparação, o Bonsucesso, que marcou seis na soma das duas fases e terminou com pontuação negativa na primeira, se salvou.  

A ação, basicamente, questionava a fórmula adotada na edição deste ano do Estadual. “Lembro da reunião que definiu essa possibilidade. Foi muito tumultuada e ligada a questão da mudança. Foi discutido que ia ter seletiva, depois que não ia ter mais. Aí decidiu-se que teriam duas fases. No regulamento, entendi que ia terminar a primeira fase começando do zero na Taça Rio, mas não em relação ao rebaixamento. É uma situação que estava escrita no regulamento. É um erro de todos nós, esse entendimento de zerar a pontuação para a Taça Rio”, opina à época o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira.

Há ainda outra situação: levando em conta o Campeonato Carioca de 2015, onde o regulamento automaticamente garantia os dez primeiros colocados da edição seguinte na elite estadual, o Friburguense não teria possibilidade de rebaixamento.

No entanto, a emissora de TV que detém os direitos de transmissão do torneio “forçou” uma mudança nesta regra, algo que também é questionado pelo Tricolor da Serra.

O que diz o regulamento do Campeonato Carioca 2016

"Artigo 19º – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:

I – O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar;

II – O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos não classificados nas semifinais (perdedores dos grupos E e F) sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C;

III – Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do grupo C;

IV - Do nono ao último lugar será observada a classificação do grupo D.

Parágrafo único – Os pontos das partidas das semifinais, finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação geral.

Art. 23º – As duas últimas associações na colocação geral do campeonato, conforme disposições do artigo 19 serão rebaixadas para a Série B de profissionais, observadas, se for o caso, as seguintes situações".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade