Só mais 2 dias para vacinar as crianças contra sarampo e pólio

Campanha termina nesta sexta e Secretaria de Saúde promove novo Dia D no sábado, apenas no Suspiro e no Terra Nova
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Só mais 2 dias para vacinar as crianças contra sarampo e pólio

 

Termina nesta sexta-feira, 21, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. E Nova Friburgo ainda não conseguiu atingir a meta de 95% de imunização do público-alvo estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, pela última atualização a cobertura vacinal está em 79% do público-alvo de 8.481 crianças.

Nesta sexta-feira, os postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, e Tunney Kassuga, em Olaria, além da Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, atendem das 9h às 16h. E no Dia D, neste sábado, 22, a mobilização acontecerá somente no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e no condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, também das 9h às 16h.

O Dia D de mobilização, foi determinado na segunda prorrogação da campanha nacional, tendo a Secretaria estadual de Saúde lançado uma campanha própria denominada “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”, com objetivo de ampliar a vacinação nos municípios que não haviam alcançado a meta.

Quem precisa ser imunizado

A vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, deve ser tomada por todas as crianças com mais de 1 ano, independente da situação vacinal. A única exceção são as crianças que foram vacinadas nos últimos 30 dias, fora do período da campanha. Já as doses contra a pólio são aplicadas nas crianças de 1 ano e menos de 5 anos. No caso da poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida recebem a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, recebem a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha.

Com a intenção de estimular os pais ou responsáveis a levarem as crianças para receberem a imunização, a Secretaria de Saúde promoveu um Dia D em Nova Friburgo no último sábado, 15, nos três principais postos de saúde. Contudo, segundo a pasta, apenas 63 crianças foram imunizadas. Ao divulgar os dados atuais da situação vacinal, a Secretaria ainda fez um apelo para que os responsáveis não deixem de vacinar: “A prefeitura reforça a  importância de prevenir as crianças contra o sarampo e a poliomielite, que são doenças sérias e que podem deixar sequelas”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacina | saúde
Publicidade