Só dá 200 anos de Friburgo no Salão Nobre da Alerj

Exposição de fotos, esculturas e trovas e mesa de debates abrem o ano do bicentenário da cidade na capital
quarta-feira, 02 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A escultura de Laercio Ventura, criada pelo artista plástico Zeppe, exposta no Salão Nobre do Palácio Tiradentes
A escultura de Laercio Ventura, criada pelo artista plástico Zeppe, exposta no Salão Nobre do Palácio Tiradentes

Com uma mesa de debates e exposição de fotos, bonecos de papel machê e trovas, o bicentenário de Nova Friburgo entrou, no fim da tarde desta quarta-feira, 2, na ordem do dia do Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), na Praça Quinze.

A exposição "Nova Friburgo - 200 anos" reúne fotos de Regina Lo Bianco, uma coleção de bonecos em papel machê de figuras históricas, criados pelo artista plástico Zeppe, e centenas de trovas. Entre os bonecos, não poderia deixar de faltar Laercio Ventura, um dos patronos do jornal A VOZ DA SERRA. Já a mesa de debates  “Nova Friburgo por quem e para quem?”, mediada pelo professor Ricardo Lengruber, reuniu os historiadores Janaína Botelho, João Raimundo de Araújo, Rodrigo Marins Marretto, Maria Ana Quaglino, Ricardo da Gama Rosa Costa, Maurício Antunes Raposo e Sonia Regina Rebel de Araújo.

Graças à lei do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), a Alerj programou na capital dezenas de atrações voltadas para Friburgo. Em maio, uma extensa agenda vai destacar as potencialidades do município.  

Na quarta-feira seguinte, dia 9, a partir das 10h, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio vai promover uma audiência pública, pautando a agenda econômica de Nova Friburgo, com representantes do estado e dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima e metal mecânico, culminando em uma grande exposição de produtos da cidade, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.

 O dia 17 de maio será reservado para o lançamento do movimento “O Melhor Frio do Rio”, e Wanderson Nogueira vai revelar os agraciados com a medalha “Tiradentes dos 200 anos de Nova Friburgo”, que foi escolhida por personalidades da cidade, coletivamente. A programação do estado faz parte do calendário oficial de celebrações do bicentenário do município e o deputado faz questão de frisar a importância da cidade para capital.

“Nova Friburgo é uma das cidades mais dinâmicas do Brasil, de uma beleza natural extraordinária e dona de uma história única formada por muitos povos. Esses aspectos oferecem ao Estado mais que exemplo, acima de tudo oportunidades. Trazer Nova Friburgo para o Palácio Tiradentes no bicentenário do município é fundamental para divulgar, debater e projetar o futuro para que os duzentos primeiros anos produzam legado aos duzentos que estão por vir”, destacou o parlamentar.

 

Veja a programação:

2 a 17 de maio - Exposição “Nova Friburgo 200 anos” com fotografias de Regina Lo Bianco, alameda dos trovadores, bonecos em papel machê do artista plástico Zeppe.

2 de maio, 17h - Mesa de debates no Salão Nobre do Palácio Tiradentes com o tema “Nova Friburgo por quem e para quem?”. Participação de historiadores de Nova Friburgo.

9 de maio, 10h - Audiência Pública do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro sobre a agenda econômica de Nova Friburgo. Colaboração de representantes do Estado, dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima, agrícola e metal mecânico.

16 de maio – Bicentenário de Nova Friburgo.

17 de maio, 17h - Lançamento da campanha "O Melhor Frio do Rio", pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno e anúncio dos agraciados com a Medalhas Tiradentes pelos 200 anos do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade