Sisu abre inscrições e oferece 200 vagas em Friburgo

UFF e Cefet-RJ selecionam estudantes que fizeram o Enem 2018 para cinco cursos de graduação
quarta-feira, 05 de junho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Sisu abre inscrições e oferece 200 vagas em Friburgo

Começaram na última terça-feira, 4, as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. Ao todo, serão ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 7, na página do programa www.sisu.mec.gov.br.

Em Nova Friburgo, a Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece 40 vagas para o curso de odontologia. Já o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) disponibiliza os cursos de engenharia elétrica (40 vagas), sistemas de informação (40), licenciatura em física (40) e tecnólogo em gestão de turismo (40).  

Podem participar do Sisu do segundo semestre deste ano os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. O resultado da chamada regular será divulgado na próxima segunda-feira, 10. As matrículas devem ser realizadas dos dias 12 a 17. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera dos dias 11 a 17. A convocação desses estudantes ocorrerá após o próximo dia 19.

O candidato do Sisu pode solicitar até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o cálculo é usado apenas com uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada. Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem alterar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.

Enem 2019

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram encerradas no último dia 17, com 6.384.957 inscritos. O total de participantes confirmados será divulgado na próxima terça-feira, 28. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou de financiamento estudantil (Fies).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade