Show, beleza e 3D: Silvana Gym faz história nas Olimpíadas

Equipe de Nova Friburgo se apresentou em diversas arenas dos Jogos Rio 2016
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Show, beleza e 3D: Silvana Gym faz história nas Olimpíadas

Cercada de expectativas e recheada com a presença de ídolos nacionais, a ginástica prometia bons resultados para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E assim aconteceu. Após as quedas em Pequim 2008 e em Londres 2012, a prata nos Jogos do Rio veio com sabor de redenção para Diego Hypólito. O tão sonhado pódio em casa ainda reservou um espaço para o bronze de Arthur Nory, que surpreendeu os favoritos e levou a medalha numa prova que não é sua especialidade. 

No último dia 15, o Brasil voltou as atenções para Arthur Zanetti na final das argolas. Afinal de contas, o bi olímpico estava em disputa. Se ele não veio, a medalha de prata e o pódio olímpico mostraram que ele ainda está entre os melhores do mundo. Talvez apenas um degrau abaixo do grego Eleftherios Petrounias, campeão da prova.

Em meio aos momentos históricos da ginástica brasileira, uma equipe de Nova Friburgo desfila todo o seu talento nas arenas montadas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A convite do Comitê Organizador, o grupo Silvana Gym/Inec integra o elenco de apresentações do esporte nas olimpíadas Rio 2016. A delegação friburguense, composta por 40 ginastas, presidida por Silvana Schwartz Noel e pelo auxiliar técnico Eder Vieira, permanece no Rio de Janeiro durante todo o período de competições, apresentando-se todos os dias nas arenas de ginástica, basquete, handebol e saltos ornamentais. 

O grupo foi ainda escolhido pelo diretor da Arena de Ginástica, Kris, para fazer um trabalho inédito no Brasil, com projeção simultânea em 3D no tablado oficial, onde os ginastas friburguenses executam uma coreografia especial. Espetáculos que valorizam a cultura e o esporte brasileiro, transformando em arte as muitas tradições tipicamente nacionais: a lenda de Yara, o Festival Parintins, a dança de Maculelê, Vitória-Régia, entre outras. 

Nada mais brasileiro com retoque friburguense nos Jogos do Rio. “A reação do público foi totalmente positiva nas arenas onde passamos, e recebemos muitos elogios por parte dos diretores de cada arena”, comemora Silvana.

O Grupo Silvana Gym atua há 35 anos em Nova Friburgo, tornando-se a principal referência na modalidade. A ONG funciona há uma década, e trabalha a inserção de jovens e adultos de baixa renda no meio esportivo e social. De fato, os ginastas se dividem entre equipe e escolinhas, na busca por novos talentos. 

As escolinhas treinam duas vezes por semana, e a equipe responsável pelas apresentações e competições, composta por 40 atletas (sendo quatro bailarinos e 36 ginastas), treina de segunda-feira à sábado, pelo menos três horas por dia. A equipe também realiza exibições na cidade, e utiliza essas oportunidades para dar experiência e ritmo aos atletas. As aulas para iniciantes acontecem às terças e quintas-feiras nas categorias baby ao pré II, e às segundas e quartas para adolescentes, jovens e adultos, no Nova Friburgo Country Clube. 

Ao longo de três décadas e meia, o grupo Silvana Gym coleciona títulos e participações em diversos festivais nacionais e internacionais, como por exemplo, as Gymnaestradas Mundiais da Holanda (1991) Alemanha (1995), Dinamarca (1999), Portugal (2003), Áustria (2007), Suíça (2011), Show Especial de Natal da Xuxa (2012), Abertura dos Jogos da Firjan (2013), Grand Slam de Judô (2013), Superliga Feminina de Vôlei (2015) e Liga Mundial de Vôlei Masculino (2015).

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Silvana Gym | Jogos Olímpicos
Publicidade