Sesi Cidadania leva educação, saúde e esporte às comunidades das UPPs

segunda-feira, 16 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Sistema Firjan lançou oficialmente na última quinta-feira, dia 12 de agosto, o Sesi Cidadania, que vai levar às comunidades beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) um programa contínuo de educação, qualidade de vida, esporte, lazer e cultura. A iniciativa inclui, ainda, um mapeamento socioeconômico para levantar as necessidades dessas regiões.

No primeiro ano, serão beneficiados 10.600 pessoas em 10 comunidades: Cidade de Deus, Borel, Providência, Chapéu Mangueira, Babilônia, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras/Morro dos Cabritos, Jardim Batan, Santa Marta e Andaraí.

Em breve, o Sesi Cidadania entrará no Salgueiro e, de acordo com o cronograma de ocupação das UPPs, em novas comunidades. As ações previstas são parte de um programa de aplicação imediata, que será complementado de acordo com as necessidades apontadas em levantamento inédito sobre as comunidades.

Veja os programas:

· Atleta do Futuro - Promove atividades esportivas para crianças e adolescentes, incentivando a formação de futuros atletas. Entre as atividades, futebol, futsal, vôlei, basquete, judô, dança, atletismo, natação e ginástica artística. Serão 300 jovens atletas por ano em cada comunidade, num total de 3 mil beneficiados.

· Sesi Terceira Idade - Atividades físicas, ações socioculturais, orientação nutricional e psicológica, acompanhamento médico e avaliação física para estimular em pessoas com mais de 50 anos um estilo de vida ativo e saudável. São 1.200 beneficiados por ano, sendo 120 em cada comunidade.

· Cultura - Caravanas culturais, peças teatrais nas comunidades pacificadas e programação cultural nos principais teatros da cidade. Serão 2 mil crianças, jovens e adultos que terão acesso à cultura por ano.

· Mapeamento socioeconômico - Está em curso um levantamento, realizado pela Firjan, das necessidades dos moradores das comunidades pacificadas nas áreas de educação, trabalho e renda, segurança, saúde e cultura, esporte e lazer. São 6.577 entrevistas para mapear número de moradores, acesso aos serviços públicos, frequência escolar, nível de escolaridade, atividade econômica, jornada de trabalho, acesso a crédito, programas sociais e serviços de saúde, disponibilidade de equipamentos públicos de lazer e de programas culturais.

· Sesi/Senai Educa Mais - Projetos educacionais de reforço escolar para crianças e jovens, educação complementar, ensino fundamental e médio, formação profissional para jovens e adultos, cursos de inglês e espanhol básico, programas de educação alimentar e instalação da Indústria do Conhecimento, com biblioteca e espaço para inclusão digital. No primeiro ano serão beneficiados 4.400 alunos, entre crianças, jovens e adultos, em 10 comunidades. Veja os detalhes sobre cada ação do Sesi/Senai Educa Mais abaixo:

· Educação Complementar – A ação contempla oficinas de língua portuguesa, matemática e de Vivência Cidadã, como apoio e complementação do processo regular de aprendizagem. Podem se inscrever crianças com idade entre 7 e 14 anos, que estejam cursando do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. As turmas são de 20 alunos e as aulas acontecem duas vezes por semana, 1h30 por aula. A duração do curso é referente ao calendário escolar.

· Educação de Jovens e Adultos/Elevação de Escolaridade – O curso pretende elevar a escolaridade dos participantes, que poderão cursar da alfabetização até a 5ª fase do ensino fundamental. A ação beneficiará jovens com idade a partir de 15 anos. As turmas são de 20 alunos e as aulas acontecem todos os dias da semana, 3h por aula. O prazo para conclusão da alfabetização à 5ª fase do ensino fundamental é de 24 meses.

· Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio – A ação é voltada para pessoas que tenham mais de 18 anos e o ensino fundamental completo. As turmas são de 40 alunos e as aulas serão ministradas todos os dias da semana, durante 3h por dia. A conclusão das três fases (1º ao 3º ano) se dá em 18 meses.

· Aprenda a Clicar – O curso é voltado para jovens com idade a partir de 14 anos, com ensino fundamental incompleto. O curso contempla a introdução ao uso do computador, mouse e teclado; sistemas operacionais (Windows, Linux e OSX); Office (Word, Excel, PowerPoint); multimídia; internet e e-mail. As turmas são de 15 alunos e as aulas acontecem duas vezes por semana, sendo 1h30 por aula. A duração do curso é de 30h.

· Inglês/Espanhol – Os cursos têm por objetivo proporcionar conteúdo básico para a comunicação – apresentar-se, cumprimentar, obter e fornecer informações simples e orientar-se no espaço e no tempo. São voltados para jovens com idade a partir dos 14 anos, com ensino fundamental incompleto. As turmas são de 15 alunos e as aulas acontecem duas vezes por semana, 1h30 por vez. A duração é de 30h.

· Atualização em Língua Portuguesa – O curso aborda Língua Portuguesa e comunicação escrita (redação, técnica e comercial), grupo nominal (flexão, grau, concordância nominal, regência nominal), grupo verbal (flexão, concordância verbal, regência verbal), pontuação e acentuação. O objetivo é aprimorar a comunicação oral e escrita e trabalhar o uso da Língua Portuguesa, inclusive a nova ortografia, em diferentes contextos. As aulas são voltadas para jovens com idade acima dos 14 anos, com ensino fundamental incompleto. As turmas são de 30 alunos e as aulas acontecem duas vezes por semana, durante 1h30 por dia. A duração é de 30h.

· Educação Orçamentária – O conteúdo aborda conceitos básicos de organização financeira; noções de planilha financeira; mapeamento das despesas domésticas e grupos de gastos variáveis, obrigatórios e outras categorias; métodos para controle das despesas domésticas; diagnóstico de perfil de consumo; consumidor consciente; principais impostos; noções básicas do mercado financeiro: aplicações, seguros, fundos; aposentadorias e previdências; e planejamento de longo prazo. O objetivo é orientar os participantes sobre planejamento e controle de gastos e finanças pessoais. As turmas são de 15 alunos e as aulas acontecem duas vezes por semana, durante 1h30 por dia. A duração do curso é de 30h.

· Indústria do Conhecimento – Serão 20 centros multimídia instalados nas comunidades, em imóveis novos ou adaptados. Planejado como um polo difusor de cultura e educação, vai funcionar com biblioteca e ambiente de inclusão digital, com computadores com acesso à internet e impressora. Esta ação ainda depende da escolha de locais, mas tem previsão de implantação em seis meses.

· Educação Profissionalizante – Esta ação depende das necessidades apontadas pelos moradores no mapeamento socioeconômico. Em um primeiro momento, serão oferecidas na Providência 62 vagas em cursos de qualificação em parceria com a empresa Iesa Óleo & Gás, nas áreas de solda, elétrica e eletrotécnica.

O Sesi Cidadania começa pela Providência, onde já são oferecidos os projetos Atleta do Futuro e Sesi Terceira Idade, além de módulos do Sesi/Senai Educa Mais, como Inglês, Espanhol, Aprenda a Clicar, Educação de Jovens e Adultos/Elevação de Escolaridade  e Educação de Jovens e Adultos/ Ensino Médio. Nas demais comunidades desta primeira fase, as inscrições serão abertas entre agosto e setembro.

Os cursos são oferecidos nos turnos da manhã, tarde e noite para que os interessados consigam conciliar o horário dos estudos com o trabalho. Em todas as comunidades, o início das aulas está condicionado à formação das turmas, que prevê número mínimo de inscritos para cada um dos cursos oferecidos.

Para mais informações sobre os cursos, as vagas e as inscrições, os interessados podem ligar para o 0800-0231231 ou ir até a sede da UPP de sua comunidade.

O Sistema Firjan tem grande experiência em projetos de desenvolvimento social em comunidades de baixa renda, como Ação Global, Transformar, Sesi/Senai Educa Mais, Aprendizes da Liberdade, Sesi Lazer Ativo, Analfabetismo Zero e muitos outros. Apenas nos últimos cinco anos, foram mais de 2,5 milhões de pessoas beneficiadas por essas ações.

Como liderança na iniciativa privada, o Sistema Firjan agregou parceiros que serão padrinhos de alguns dos projetos. O Departamento Nacional do Sesi e a Petrobras serão os padrinhos do Atletas do Futuro em todas as comunidades. Já a Iesa Óleo & Gás apadrinha o Sesi/Senai Educa Mais na Providência. O aporte financeiro total no Sesi Cidadania é de R$ 12 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade