Sesc inaugura unidades móveis com exames gratuitos nesta sexta

Serviços como tratamento dentário e mamografia serão oferecidos, no Suspiro, por 120 dias, a partir de segunda
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A unidade móvel do Sesc (Fotos de divulgação)
A unidade móvel do Sesc (Fotos de divulgação)

As unidades móveis de saúde do Sesc que chegaram a Nova Friburgo há cerca de duas semanas vão ganhar dupla inauguração nesta sexta-feira, 23: durante cerimônia às 9h no auditório do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), na Rua Fernando Bizzotto,  e, a seguir, em descerramento de fita na Praça do Suspiro. A unidade móvel Sesc Saúde Mulher oferecerá exames de mamografia e preventivos do câncer de colo do útero (Papanicolau), enquanto a Unidade Móvel OdontoSesc disponibilizará tratamento odontológico de atenção básica. Elas permanecerão no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura por 120 dias, a partir desta segunda, 26. Os atendimentos serão gratuitos. 

A vinda das unidades de saúde de Nova Friburgo foi um pedido do presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, ao presidente da Federação do Comércio (Fecomércio) do Estado do Rio, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, e à diretora regional do Sesc, Regina Pinho. Braulio ressalta que a prefeitura aderiu a parceria e providenciará instalações elétricas, hidráulicas e segurança para as unidades.

“Solicitamos urgência na vinda desses serviços diante da enorme demanda de Nova Friburgo por cuidados com a saúde. A presença das unidades consistirá numa ajuda extraordinária para a população da nossa cidade”, comemora o presidente do Sincomércio.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher (foto) funcionará como um braço da rede municipal de saúde e receberá pacientes encaminhadas pelo sistema de regulação: mulheres com idades entre 50 e 69 anos para mamografia e entre 25 e 64 anos para o Papanicolau. As imagens dos exames de mamografia serão remetidas online ao Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, conhecido como Hospital do Amor e referência nacional no tratamento de câncer, que emitirá os laudos e os enviará à Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, para devolução às pacientes.

A unidade de saúde do Sesc Mulher terá capacidade para realizar cerca de 2.500 exames Papanicolau e 2.500 mamografias, cujos resultados deverão ser expedidos no intervalo de sete a 15 dias. Este é um dos diferenciais da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que propicia a detecção precoce do câncer, fator primordial para a cura da doença. Na rede pública, há casos de mulheres que aguardam vários meses para obter o laudo, atrasando o início do tratamento.

Já a unidade móvel OdontoSesc (foto) vai atender a pacientes acima de 5 anos de idade com serviços como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio-X. O atendimento se dará a partir da distribuição, no dia da inauguração, de 500 senhas. As primeiras 320 garantirão agendamento imediato e as outras 180 obedecerão a fila de espera. Para retirar as senhas, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Paralelamente ao atendimento prestado nas duas unidades móveis, o Sesc promoverá atividades lúdicas de educação em saúde em todas as escolas públicas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade