Semana Nacional da Tecnologia chega à 6ª edição com novidades

Programação será em horários variados para atender à demanda do público
terça-feira, 16 de outubro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O caminhão da Caravana da Ciência estacionado na Praça Dermeval Barbosa (Fotos: Henrique Pinheiro)
O caminhão da Caravana da Ciência estacionado na Praça Dermeval Barbosa (Fotos: Henrique Pinheiro)

Teve início nesta terça-feira, 16, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). É o sexto ano consecutivo que o evento é realizado. Uma solenidade no Teatro Municipal Laercio Ventura, que contou com a presença de representantes das instituições de ensino e pesquisa, marcou o início da Semana de Ciência e Tecnologia que vai até o próximo sábado, 20. Liderada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, através do secretário Marcelo Verly, a SNCT conta com o apoio de dezenas de instituições, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e a Universidade Estácio de Sá. O evento contará com várias atividades em uma unidade móvel baseada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a Caravana da Ciência, com apoio do governo do estado.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a 6ª edição da SNCT vai se estender também pelo Centro-Norte fluminense, pois centenas de estudantes de Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras, participarão do evento, apoiados por um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Ainda, com o apoio do CNPq, será possível  a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em algumas das programações, incluindo a cerimônia de abertura.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lannes, destaca a participação ativa dos estudantes, incluindo os de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo: “Preparamos uma programação onde todos possam participar, aproveitar e apresentar seus trabalhos. Por isso, as escolas que ainda não se programaram devem ir ao evento, promover um dia letivo com visita a unidade móvel, pois, além de conhecerem um pouco mais sobre todas as áreas envolvidas, será um momento de muito aprendizado para os alunos”, enfatiza Bruno.

Estão previstas para ocorrer durante a SNCT dezenas de atividades como a EtarSerra (Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana do Instituto de Saúde de Nova Friburgo); experimentos científicos diversos nas tendas da Caravana da Ciência da Fundação Cecierj, que estarão localizadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira; além de palestras, rodas de conversas; entre outras atividades, todas com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência, tecnologia e inovação em Nova Friburgo e região.

Também serão abordados, ao longo da SNCT, temas como a participação da mulher na ciência brasileira, mostra de robótica e astronomia, impressão 3D, tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, evolução da informatização na educação municipal, desenvolvimento sustentável, sistema de câmeras do programa Cidade Inteligente, formação profissional através do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário (Cevest), arte e cultura, entre outros.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, “todo o conjunto fortalece Nova Friburgo como polo de inovação no interior fluminense, apresentando excelentes perspectivas de avanços em áreas diversas como produção de cervejas artesanais e de lúpulo, tecnologia de informação e serviços associados a energias renováveis, nas quais é vital a incorporação dos acelerados avanços científicos e tecnológicos de nosso tempo”, enfatizou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade