Sem receitas da TV, Frizão renova patrocínio e planeja sócio-torcedor

Os valores dos planos devem variar entre R$ 10 e R$ 100, de acordo com o pacote de vantagens pretendido pelo associado
terça-feira, 02 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Sem receitas da TV, Frizão renova patrocínio e planeja sócio-torcedor

Sem os cerca de R$ 1,3 milhão das cotas de televisão, distribuídos aos clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Carioca, o Friburguense utiliza a criatividade para buscar novas fontes de receitas. A primeira medida foi a readaptação da folha mensal do clube, que será reduzida em mais de 40% na comparação com este ano, já a partir deste segundo semestre. 

“Projetamos um trabalho com uma receita muito menor. Estamos saindo de uma despesa de R$ 170 mil para R$ 100 mil por mês”, reforça o gerente de futebol José Siqueira.  

Nos últimos dias, o clube ganhou um importante aliado para viabilizar boa parte desse valor. A Stam Metalúrgica, patrocinadora master do Tricolor da Serra há algumas temporadas, vai continuar estampando a marca nos uniformes e no estádio Eduardo Guinle, além de outras ações de exposição. O acordo para mais um ano, válido até julho de 2017, foi confirmado e comemorado pelo dirigente. 

Siqueira lembra ainda que, novamente, a empresa abraça o clube em um momento de dificuldades, como já havia acontecido em 2010, quando o Frizão acabou rebaixado para a série B do Campeonato Carioca. “Para nós é uma alegria muito grande, e um passo inicial para mostrar que estamos no caminho certo. A Stam, em 2010, também nos abraçou. E agora, em meio a uma crise que o país vive e de uma segunda divisão novamente, acontece essa renovação de contrato. É um momento oportuno para mostrar àqueles que não têm o Friburguense como um produto que pode elevar o nome da empresa que este é um trabalho sério. A Stam mostra que confia no nosso trabalho, e que é uma parceira de Nova Friburgo. Entende que o Friburguense é um divulgador da nossa cidade. Vejo nos diretores, e principalmente o Rogério Faria, com quem tenho mais contato, um carinho muito grande com tudo o que é de Nova Friburgo. Aproveitamos para agradecer por tudo o que já foi feito e novamente está sendo feito”, avalia Siqueira.

O valor da receita deve corresponder a cerca de 30% das despesas mensais do clube, dentro da nova realidade e planejamento da direção de futebol. Tal fato reforça a importância da renovação do contrato de patrocínio. “É um fôlego que ganhamos. Quando temos 30% já garantidos, através dessa renovação, é altamente gratificante. Isso nos deixa com tranquilidade para iniciar o trabalho. É fundamental essa renovação de parceria para o Friburguense”, completa o gerente de futebol.

Sócio-torcedor lançado em breve

Nova ordem do futebol brasileiro e importante fonte de recursos para os grandes clubes, o projeto Sócio-Torcedor também poderá ser um pilar para o Tricolor da Serra nos próximos anos. A ideia da diretoria é anunciar o programa de forma oficial até o próximo dia 15, e já abri-lo para a participação dos torcedores interessados, que devem receber a carteirinha imediatamente para ter direito aos benefícios. 

Os valores dos planos devem variar entre R$ 10 e R$ 100, de acordo com o pacote de vantagens pretendido pelo associado. A partir de alguns contatos feitos com pessoas próximas ao clube, o sócio-torcedor já deve ser criado com cerca de 400 adesões. 

“É uma forma de receita criada por todos os grandes clubes do país, e temos visto poucos clubes pequenos aderindo. Mas nós temos um grande potencial para esse tipo de receita, por ser o representante de nível de uma cidade e toda uma região. Vamos oferecer não só a oportunidade de descontos nos ingressos, como também o uso de diárias dentro do clube, que são fundamentais para uma caminhada, fisioterapia, avaliações com profissionais do Friburguense e um clube de outras vantagens que vamos criar. Sendo em parcerias com o comércio da cidade e com outras instituições que estarão com a gente”, explica o gerente de futebol, José Siqueira.

Os pacotes e benefícios ainda serão divulgados com detalhes, mas eles darão, dentre outros direitos, a oportunidade ao associado de obter descontos em ingressos e lojas do município. O torcedor também poderá ter vantagens na procura por um profissional de fisioterapia, fisiologia ou preparação física, por exemplo, no contato direto com os profissionais dessas áreas do Friburguense. 

“Teremos uma divulgação maior, mas estamos trabalhando o boca a boca, e já abriremos com praticamente 400 sócios. É uma força para quem está buscando novos tipos de receitas. Em um espaço tão curto de tempo, já conseguimos um retorno de pessoas que entendem que o sócio-torcedor pode ser uma forma de atividade física, fisioterapia, e de ajuda ao clube. Temos tudo para obter uma nova fonte de receita que dará certo, baseado no que vemos em grandes clubes. O programa vai atender desde quem quiser estar no Eduardo Guinle apenas para fazer simplesmente uma caminhada ou para assistir aos jogos”, projeta.

Frizão projeta amistosos antes da Copa Rio; time vence jogo-treino

A menos de 15 dias do jogo de estreia na Copa Rio, o Friburguense treina forte no estádio Eduardo Guinle e testará a equipe em algumas oportunidades. A diretoria tricolor confirma a intenção de realizar amistosos, para que o técnico Merica possa observar melhor as opções que terá para a competição. 

O primeiro desses testes acontece na tarde desta quarta-feira, 3, contra o Bangu, em Moça Bonita. Existe a possibilidade de um segundo encontro na próxima semana, dessa vez em Nova Friburgo — que provavelmente não aconteça.  A hipótese de enfrentar outro adversário não está descartada, e poderá ser um clube desse mesmo nível, de primeira divisão do Estadual. 

Além desses testes, o Frizão realizou um jogo-treino no último fim de semana, contra o Industrial de Ubá, de Minas Gerais. Com dois gols de Lohan, um de Jefferson e outro de Diego Guerra, o Tricolor da Serra derrotou o rival pelo placar de 5 a 1.

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