Segurança nas escolas estaduais vai aumentar até o fim do ano, diz secretário

Em visita a Friburgo, Pedro Fernandes se reúne com alunos e professores e promete climatizar colégios
segunda-feira, 10 de junho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O secretário Pedro Fernandes com professores de FRiburgo (Foto: Divulgação Seeduc)
O secretário Pedro Fernandes com professores de FRiburgo (Foto: Divulgação Seeduc)

O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, se reuniu nesta segunda-feira, 10, em Nova Friburgo com alunos de grêmios estudantis, professores e diretores de mais de 30 escolas estaduais de cidades da região Serrana e Centro-Norte fluminense. O encontro aconteceu no Colégio estadual Canadá, no bairro Olaria.

Durante o evento, Fernandes ouviu os jovens, esclareceu questionamentos e detalhou as ações realizadas e previstas pela Secretaria de Educação (Seeduc) nesta gestão, como a climatização de todos os colégios e a implantação do Programa Cuidar, de segurança nas escolas, até o fim do ano; a recomposição de equipes pedagógicas, entre outras iniciativas.

No Programa Cuidar, por exemplo, estão previstas contratações de profissionais egressos das Forças Armadas, mulheres com formação na área de vigilância, policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários reformados ou aposentados para realização de serviços de portaria e inspeção patrimonial das escolas, atuando como monitores comunitários.

Segundo Pedro Fernandes, ampliar a segurança nas escolas e no entorno delas era uma antiga reivindicação dos professores e estudantes. Ele garante que o Programa Cuidar será uma ação permanente, com atuação de forma integrada com as direções das escolas. O Cuidar também prevê que PMs façam o patrulhamento a pé e em carros e motos próximo às escolas.

“Todos os profissionais que trabalharão no programa serão capacitados, inclusive, com curso de Mediação de Conflitos, por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça. Com essas ações, a expectativa é que a sensação de segurança aumente e gere muitos benefícios, entre eles, a redução do número de alunos evadidos, pois os jovens terão mais segurança e tranquilidade para frequentar as aulas”, afirmou Pedro Fernandes.

Ainda no Colégio estadual Canadá, professores e diretores de escolas da região também se reuniram com o secretário. No encontro, os gestores conversaram sobre as demandas de suas unidades de ensino e apresentaram as ações desenvolvidas em cada colégio. Um grupo de servidores também foi homenageado pelo tempo de carreira.

Pedro Fernandes detalhou projetos realizados e que serão implementados na rede pública estadual, como a ampliação do número de escolas em tempo integral e da grade horária para as disciplinas de português e matemática.

“Tenho me reunido com gestores, professores e alunos de todo o estado para compreender as necessidades de cada colégio, conhecer projetos pedagógicos para que, desta forma, possamos avançar em todos os aspectos na área da educação”, disse o secretário de Educação.

Segundo a Seeduc, a visita de Pedro Fernandes à Nova Friburgo faz parte da agenda de encontros realizados pela secretaria às escolas da rede pública estadual. O projeto de reunião do secretário com a comunidade escolar, chamado Seeduc Jovem, já ocorreu em cidades de outras regiões do estado, como Médio Paraíba, Costa Verde, Centro-Sul e na capital. Outras cidades também deve receber a visita dele.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade