São Pedro bate o Nova Friburgo de virada e leva o Municipal Sub-17

Se vencer de virada é ainda mais gostoso, quando acontece dentro de casa e contra um adversário à altura o sabor é ainda mais especial
terça-feira, 17 de maio de 2016
por Vinicius Gastin
De virada, São Pedro bateu o Nova Friburgo e levantou a taça do Municipal Sub-17
De virada, São Pedro bateu o Nova Friburgo e levantou a taça do Municipal Sub-17

Se vencer de virada é ainda mais gostoso, quando acontece dentro de casa e contra um adversário à altura o sabor é ainda mais especial. Foi assim que o São Pedro comemorou o título do Campeonato Municipal Sub-17, no último sábado, 14, em Duas Pedras. O Nova Friburgo chegou a abrir o placar, manteve a vantagem até o fim da primeira etapa, mas acabou não resistindo à disposição do time da casa no segundo tempo. O placar de 2 a 1 garantiu a volta olímpica ao São Pedro, que assim leva o troféu da primeira competição desta categoria organizada pela Nova Liga de Desportos.

O jogo

Pela melhor campanha na primeira fase dentre todos os participantes, a maioria apontou o São Pedro como favorito ao título. No entanto, desde o primeiro minuto, o Nova Friburgo mostrou que não seria tão simples assim confirmar o favoritismo na prática. Se o time da casa manteve a posse de bola nos instantes iniciantes, o Friburgo contou com um inspirado Emerson e a eficiência na bola parada.

A reunião desses dois ingredientes resultou no primeiro gol, logo aos 11 minutos. A vantagem deu tranquilidade à equipe, e a estratégia de apostar na velocidade de Emerson e companhia passou a funcionar ainda melhor. Os levantamentos à grande área também fizeram parte do pacote de tentativas do São Pedro, que não surtiram o efeito desejado. O chute de Luan, talvez, tenha sido o momento de maior perigo a favor da equipe de Duas Pedras.

A ameaça de chuva – que não se confirmou – não foi suficiente para esfriar o jogo no segundo tempo. Pelo contrário. Se o Nova Friburgo defendia a vantagem com unhas e dentes, o São Pedro voltou com disposição dobrada. O cenário resultou em bastante trabalho para a arbitragem. Logo nos primeiros minutos, o Nova Friburgo reclamou um pênalti, não assinalado.

Aos 15 minutos, o árbitro apontou a marca da cal a favor do São Pedro, e Joacir cobrou com categoria para empatar. O jogo ficou ainda mais tenso, e qualquer detalhe poderia fazer a diferença. E realmente fez: uma bobeada na saída de bola foi suficiente para Luan aproveitar e virar o marcador aos 35 minutos.

O Nova Friburgo não se entregou, lutou até o fim e até criou boas possibilidades, mas não conseguiu empatar. Festa do São Pedro, com direito a barba, cabelo e bigode: Gabriel foi o goleiro menos vazado do campeonato e o atacante Gabriel Thurler o artilheiro da competição.

Balanço positivo

A decisão no último fim de semana encerrou o segundo campeonato oficial organizado pela Nova Liga de Desportos de Nova Friburgo. Com sete equipes, o torneio revezou sedes durante os sábados de duelos e mostrou a qualidade dos garotos de cada escolinha. Para o segundo semestre, estão previstos mais três competições: sub-13, sub-15 e sub-20.

“Ano passado nós fizemos o sub-20, e também foi um sucesso. O esporte é inclusão social, e afasta os jovens do mundo das drogas. O resultado do Municipal Sub-17 foi bem satisfatório, e para o segundo semestre, estamos planejando pelo menos mais três campeonatos em categorias variadas”, avalia Luciano Faria, presidente da Nova Liga.

Municipal forma Seleção para torneio entre Ligas do Rio de Janeiro

Dentre as dezenas de talentos que desfilaram no torneio municipal, 30 garotos foram selecionados para o campeonato estadual entre Ligas do Rio de Janeiro, organizado pela Federação de Futebol do estado. A entidade oferece toda a estrutura, e cada cidade monta uma equipe para representá-la. A de Nova Friburgo terá o comando de Rafael Estevam, técnico do Stucky e responsável pelo projeto social Sementinhas do Stucky.

O treinador observou os atletas durante a competição, e montou um elenco que terá como base São Pedro, Stucky e Nova Friburgo, com a participação de atletas de equipes como Lumiar, Vargem Alta e Botafogo.

O time de Nova Friburgo está no grupo de Teresópolis, Guapimirim, Petrópolis e Cachoeiras de Macacu. Apenas o primeiro colocado avança para a fase seguinte. O torneio começa no próximo dia 28, e a equipe friburguense estreia em casa contra o Petrópolis, em partida marcada para o estádio Márcio Branco, no Stucky.

  • Decidido nos detalhes, jogo foi bastante disputado em Duas Pedras

    Decidido nos detalhes, jogo foi bastante disputado em Duas Pedras

  • Joacir corre para comemorar o gol de empate do São Pedro

    Joacir corre para comemorar o gol de empate do São Pedro

  • Nova Friburgo ficou com o vice-campeonato da competição

    Nova Friburgo ficou com o vice-campeonato da competição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade