Saga do Homem até pisar na Lua faz 48 anos nesta quinta

Friburgo tem um dos 10 melhores céus do Brasil para observação de astros; Planetário da cidade oferece até simulador do módulo lunar para replicar a experiência de um pouso
quarta-feira, 19 de julho de 2017
por Ana Borges
A pegada de Neil Amstrong na superfície lunar
A pegada de Neil Amstrong na superfície lunar
Na tarde de 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11, lançada do Cabo Canaveral (Flórida, EUA), levou à órbita da Lua os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Quatro dias depois, o comandante Armstrong entrou para a História como o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.

"Um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade"

Neil Armstrong

A conquista, que completa 48 anos nesta quinta-feira, 20, marcou um dos ciclos da corrida espacial, disputada entre os Estados Unidos e a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), hoje Rússia, iniciada em 1957 com o lançamento do Sputnik, primeiro satélite artificial russo a orbitar a Terra.

A saga dos três astronautas e do voo pioneiro é contada na história da missão Apollo 11. A frase épica de Neil Armstrong, "Este é um pequeno passo para um homem,  mas um salto gigantesco para a humanidade", ao pisar pela primeira vez na Lua, é uma das mais conhecidas.

A Apollo 11 era composta por três módulos: o Columbia, de comando; o Eagle, lunar; e o de serviço. Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam na superfície da Lua, na região batizada de Mar da Tranquilidade, por duas horas e 45 minutos. A missão completa durou oito dias.

Além dos importantes experimentos científicos realizados no único satélite natural da Terra, Armstrong e o piloto do módulo lunar, "Buzz" Aldrin, fincaram na Base da Tranquilidade uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto a uma das patas de apoio do Eagle, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon:

"Aqui, os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua, em 20 de julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a Humanidade".

“Um grande salto para a Humanidade”

(Por Reinaldo Ivaniscka)

Quase 50 anos se passaram desde que os americanos Neil Armstrong e “Buzz” Aldrin pisaram, pela primeira vez, na Lua, concretizando um sonho e uma promessa feita pelo então presidente John Fitzgerald Kennedy ao povo americano em 1961.

Na época em que esse discurso foi proferido, a recém-nascida NASA não fazia ideia de como por um Homem na Lua e muito menos se isso seria realmente possível. A ousada aposta do presidente foi cumprida oito anos depois.

Durante uma palestra, uma vez, me perguntaram o que faz essas “coisas” voarem? Lembrei-me de um diálogo que vi em um filme uma vez e respondi: “ Eu poderia gastar um tempo enorme aqui respondendo a esta pergunta, falando sobre conceitos de física e aerodinâmica, mas vou direto ao ponto: dinheiro! Tudo se resume ao dinheiro... Sem o apoio popular, que se refletiu na vontade política, nada disso teria sido possível. Sem o apoio do público, que queria ver sua nação derrotar no espaço a “ameaça comunista”, dificilmente foguetes, astronautas e sonhos teriam saído da superfície do planeta Terra”.

Mas então, em 20 de julho de 1969, depois de uma longa trajetória que custou muito esforço, investimentos e vidas, finalmente uma missão desembarcava na Lua, sob os olhares (e ouvidos) atentos de mais de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Incrível que, exatos 48 anos depois, ainda podemos encontrar, sem dificuldades, algumas pessoas, diversas delas instruídas, duvidando ou negando o evento histórico, afirmando ser uma farsa perpetrada pelo governo americano! Na internet, diversos sites se dedicam a tentar “desmascarar” o pouso lunar em 1969.

Acredito que isso enfatiza a necessidade de locais como o Planetário de Nova Friburgo, entre outros centros de divulgação científica. Nestes locais, podemos encontrar respostas às perguntas que surgem sobre o assunto e aprender mais. No caso do Planetário de Nova Friburgo, há uma sala inteira dedicada à história da exploração espacial. Nela, podemos encontrar réplicas em papel modelismo da maioria dos foguetes e naves que tornaram possível essa e outras grandes conquistas da exploração espacial.

Também existe um simulador do LEM,  o módulo lunar, onde o “candidato a astronauta” pode tentar pousar a nave no solo do nosso satélite natural, vivenciando ali toda a dificuldade encontrada pela tripulação da “Eagle” no primeiro pouso. E, finalmente, pode-se encontrar também uma réplica do traje espacial usado pelo comandante Neil Armstrong na sua aventura lunar.

Dentro de dois anos, em 2019, essa aventura histórica completará 50 anos e o Planetário já se prepara para uma grande comemoração. Planejamos novas exposições com novas mídias e outras atividades. Tudo depende de um apoio mais efetivo do poder público às nossas atividades, que ao longo de seus sete anos de existência já mostrou a que veio, consolidando-se como referência, em nossa comunidade e região, na divulgação de Astronomia, Astronáutica e Ciências afins.

O Planetário de Nova Friburgo - Clube de Astronomia

O céu de Friburgo, segundo a revista especializada Galileu, é um dos 10 melhores do Brasil para observação dos astros. O público interessado encontra no Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), o espaço perfeito para desenvolver atividades ligadas ao tema. Equipado com acervo de réplicas de peças, vestuários e adereços, mais telescópio, entre outros, o planetário disponibiliza programação para estudantes das redes públicas e particulares de ensino.

Reinaldo Kiss Ivanicska, professor e diretor do Planetário, informa que as escolas podem agendar visitas, e quem quiser pode participar de atividades como observação do céu com seus diversos fenômenos, como eclipses, cursos de identificação do céu e de introdução à astrofotografia.  

O Planetário funciona no Ciep Licínio Teixeira, situado na Avenida Janete Pires Barroso, Via Expressa, Olaria. Informações: WhatsApp (22) 9 9242 5771; Facebook Canf Clubeanf. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade