Sábado com evento comunitário na Praça do Cascatinha

Festa promete ter muita música, comida e atrações para público de todas as idades
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)

Neste sábado, 26, a partir das 14h, tem mais um evento na Praça Protházio Corrêa da Rocha, no bairro Cascatinha. Idealizada por alguns comerciantes do bairro, a festa vai contar com a participação de músicos friburguenses, artistas de diferentes gêneros e barraquinhas de alimentos, tudo gratuito.

Recém-chegado ao bairro, Gilberto Guimarães, conhecido como Gil, é cabelereiro e observa que o Cascatinha tem um grande potencial turístico e oportunidade para crescer. Desde então, com o apoio de demais comerciantes, Gil tem propiciado algumas mudanças no coração do bairro: a praça.

“Com o tempo, fui observando que essa pracinha é um paraíso, mas um paraíso perdido. Me juntei a outros comerciantes do bairro para alertar que precisamos fazer algo por esse espaço que tem um grande potencial turístico. Aqui tem muitas crianças, tem muitos jovens e essa praça precisa ser recuperada. Alguns comerciantes toparam, outros não. Pessoas como o Daniel, Jamil, do Armazém Bem Estar, entre outros, abraçaram a ideia e estão junto comigo tentando recuperar a praça”, disse o cabelereiro.

Segundo Gil, apesar de ter morado em diferentes lugares do Brasil e do mundo, foi no bairro Cascatinha que ele resolveu fixar moradia. “Conheço Friburgo há dez meses só e nunca tinha vindo aqui antes. Conheci uma pessoa que é da cidade e hoje é minha namorada. Passando pela Praça do Cascatinha, me encantei logo de cara. Achei ela muito parecida com lugares de ‘Minas Gerais’, e eu que sou mineiro logo me identifiquei. Como estou no final de carreira, resolvi que era aqui que queria morar”, disse.

Para recuperar a pracinha, Gil encontrou alguma resistência, mas isso não impediu que, por conta própria, resolvesse arregaçar as mangas e atuar em prol do benefício dos moradores. “Eu resolvi comprar algumas latas de tinta e pintei algumas partes da grade da praça para dar uma cara nova. Ouvi dizer que essa praça tinha muitos pássaros e que até os pássaros a tinham abandonado. Aos poucos, conforme eu tinha tempo, fui dando alguns ajustes e os pássaros foram voltando a frequentar esse local”, lembra.

Para continuar a realizar melhorias na praça, Gil e comerciantes locais juntaram forças para fazer eventos no local que unissem os moradores do bairro e os conscientizasse de que o espaço é de todos e merece cuidados. Duas festas já foram realizadas e, neste sábado, a terceira terá ainda mais estrutura.

“Aqui é um lugar que tem bastante artista e eles têm contribuído bastante com a gente, especialmente o Paulinho Viola que traz equipamentos de som, luz e faz um show muito gostoso e bonito de se ouvir. Temos um contador de histórias que é muito bom e está sempre presente. Alguns moradores fazem comida e distribuem para as crianças. Neste sábado, teremos tudo isso e muito mais. No último evento trouxemos em aparelhagem cerca de R$ 50 mil, e isso sem custo algum para nós. Tem muita gente boa envolvida e querendo que tudo dê certo”. Apesar de não termos o intuito de fazer caixa, temos um cofrinho para quem quiser doar alguma quantia. O dinheiro arrecadado é todo voltado para dar mais vida ao bairro. Por vezes nós fazemos uma caixinha para retribuir o carinho com o qual os artistas vem aqui se apresentar, sem pedir nada em troca”.

Gil faz ainda um apelo e um convite não só para os moradores do Cascatinha, mas também para moradores de outros bairros que cuidem do espaço público e que marquem presença na festa deste fim de semana: “Essa praça não é minha, mas de todos nós e peço que os moradores possam nos ajudar a manter essa praça e o bairro em bom estado. Quero convidar todos, não só do bairro, mas de fora também, a prestigiarem a festa e participar desse evento. Ela é gratuita e organizada com muito carinho. Esperamos colocar o bairro Cascatinha na rota turística da cidade”, deseja.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade