Ruas saturadas

quinta-feira, 03 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra

UM TRISTE ESPETÁCULO que derruba a história friburguense tão bem registrada em seus antigos imóveis pode ser observado na Rua Fernando Bizzotto, no centro da cidade. O que restava do patrimônio arquitetônico friburguense vem sendo demolido para dar lugar a estacionamentos rotativos. Uma triste realidade e uma preocupante constatação – a saturação das ruas com o aumento expressivo de veículos em nossa cidade.

RECLAMAÇÃO CONSTANTE dos turistas, o estacionamento de veículos no centro da cidade é uma romaria para milhares de motoristas e um privilégio para poucos. Além de disputadas, as vagas gratuitas ainda são “privativas”, numa afronta a quem paga impostos e exige um atendimento adequado, justo e sem privilégios.

AS AUTORIDADES EMPENHADAS em colocar ordem no caos urbano, disciplinando as vagas, multando e corrigindo o saturado trânsito nas vias centrais deveriam também se preocupar com o excessivo número de vagas privativas para organismos públicos. Muitas repartições não necessitam de vagas privativas e estas só servem como um benefício extra para o funcionalismo. Mas para os demais motoristas, é um privilégio que deve ser combatido.

MAIS QUE PROMETER a chamada mobilidade urbana que as cidades brasileiras carecem, precisamos combater a dura realidade dos dias atuais, sendo um dos piores exemplos o transporte individual no município. Sobram placas proibitivas e faltam vagas para os milhares de veículos emplacados na cidade e de outros tantos que visitam a cidade.

SEM VAGAS, as ruas se transformam num labirinto no qual motoristas não encontram saídas. O jeito, infelizmente, é pagar — e caro — por uma vaga num estacionamento privado, deixando as ruas e avenidas para os funcionários públicos de todos os níveis, bancos, farmácias, supermercados, deficientes físicos, veículos de carga e um sem número de outros privilegiados.

NÃO RESTA DÚVIDA que o ponto nevrálgico para quem quer vir de carro ao centro da cidade é a procura por vagas.  Moradores e turistas lamentam as dificuldades e pedem há muito tempo a necessária modificação para permitir um livre escoamento do tráfego, mas até agora as autoridades não realizaram mudanças significativas que viessem a favorecer os motoristas. Resultado: um trânsito bagunçado.

AS PLACAS de sinalização restritiva retiram do cidadão o livre trânsito. A solução encontrada pelos motoristas para as vagas gratuitas é chegar bem cedo ao Centro, se quiser conseguir um lugar, mesmo sabendo que já encontram as vagas “cativas” de inúmeros comerciantes e moradores de prédios sem garagem, aumentando ainda mais a dificuldade.

NOVA FRIBURGO precisa solucionar, e rapidamente, as antigas reivindicações da população, sendo o trânsito um dos piores nós da gestão municipal. Se não, continuaremos chorando a perda de imóveis de valor artístico e histórico sem um eficiente sistema de transporte de massa. E, ainda por cima, sem vagas gratuitas para estacionar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade