Route MTB reúne centenas e insere ciclismo no Agosto Suíço

Atletas pedalaram 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada, em cenário desafiador
terça-feira, 28 de agosto de 2018
por Vinicius Gastin
A largada abarrotada de ciclistas
A largada abarrotada de ciclistas

Agosto está em sua última semana. E o mês, dedicado aos colonos suíços em Nova Friburgo, foi marcado pela inserção do esporte dentro das comemorações no município. O Route MTB foi sucesso em mais uma edição, reunindo 170 atletas no último dia 19, consagrando ciclistas experientes e levando também alguns friburguenses ao pódio.

Ao todo, os atletas pedalaram 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada. Um trajeto duro e muito desgastante, que exigiu técnica e resistência física dos competidores. “A beleza do trajeto foi elogiada por todos e passa pelos municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, tendo como um de seus trechos mais bonitos, a região da Cascata Conde D'eu e três Túneis, um deles, inclusive, aproveitando a estrutura da formação rochosa, sendo considerado o ponto alto da prova”, destaca Orlando Miele, idealizador e organizador do evento.

Os primeiros a completarem o percurso e os grandes campeões da prova foram Leandro Dominick (Lagos Race) e Roberto Pessoa (Lagos Race) de Macaé. Nova Friburgo também teve destaque com o terceiro lugar geral de Damiano Militão (Montanha Cup Squadra/DBC) e Isaías Teixeira (Montanha Cup Squadra/Elite Bike Show), campeões em 2016 da prova, e vencedores de outras provas importantes, à exemplo do tradicional Montanha Cup. Na categoria over 40, os campeões foram os atletas João Carlos Folly (Montanha Cup Squadra) e Rodrigo da Silva Teixeira (Montanha Cup Squadra/Pedaleiros), também de Nova Friburgo.

Na categoria over 50, os vencedores foram Ricardo Macedo (Cadinho Bikes/Academia Bpm training) e Carlos Salvini (Cadinho Bikes/ Bpm training), ambos de Petrópolis. Já na categoria dupla mista, quem levou a melhor foi o casal Josilene dos Santos (Lagos Race) e Anderson Tavares Nunes (Lagos Race)

O Route MTB integrou o calendário do Agosto Suíço, e teve a largada e a premiação em frente à Casa Suiça, na Queijaria Escola, localizada na RJ 130, na altura do km 18 em Conquista. Coordenado pela Montanha Sports, foi promovido em parceira com as prefeituras de Nova Friburgo e Sumidouro. A prova foi criada para relembrar e celebrar os pioneiros da modalidade no município. Além das categorias que concorreram às premiações, houve também a opção do DTUR Turismo, onde qualquer formação foi permitida, com idade livre. Os bikers que dela participaram puderam passear pelo percurso da corrida, mas sem a pressão da competição. A distância foi menor, e não houve pódio, mas todos foram premiados com medalhas de finisher.      

A criação do evento faz parte de uma série de ações para fortalecer ainda mais o ciclismo na cidade. A refundação do Bicyclete Club Friburguense, criada em 9 de abril de 1899 por Eduardo Salusse, também é um dos projetos coordenados por Orlando Miele. A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas.

De acordo com registros, o veículo chegou a Nova Friburgo no final do século 19. Na tradição de ruas e praças, era considerado elemento de modernidade. Com a chegada dos veranistas a Nova Friburgo, geralmente aos finais de ano, já se começava a projetar eventos na cidade. As corridas de bicicleta eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de Novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade