Route MTB Fribourg insere o mountain bike na Festa Suíça

Centenas de ciclistas são aguardados para o evento. Túneis darão charme especial ao trajeto
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Centenas de ciclistas são aguardados para o evento, que faz parte das comemorações pelo Dia da Suíça
Centenas de ciclistas são aguardados para o evento, que faz parte das comemorações pelo Dia da Suíça

Quando Eduardo Salusse, de tradicional família da cidade, criou o Bicyclette Club Friburguense em 9 de abril de 1899, destinado a competições de bicicleta, jamais poderia imaginar a influência de seu feito na história esportiva e cultural de Nova Friburgo. Exatamente com o objetivo de relembrar e celebrar os pioneiros dessa modalidade na cidade, o 1ª Route MTB Fribourg 2016 vai reunir centenas de ciclistas neste domingo, 14, como parte das comemorações ao dia nacional da Suíça, celebrado oficialmente no último dia 1º. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos. Por que não transformar a homenagem em uma inspiração para o município?

A largada será às 9h na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, com a modalidade mountain bike Maratona XCM. Os competidores podem optar pelas seguintes categorias: dupla masculina open (idade livre), dupla feminina open (idade livre), dupla mista (um homem e uma mulher — idade livre) e DTUR Turismo (qualquer formação e idade livre). Apenas nesta última categoria o atleta pode participar em duplas ou solo. O objetivo da Turismo é possibilitar o passeio pelo percurso da corrida sem a pressão da competição. Não há pódio, mas todos recebem medalhas por completar a partida. 

Para os competidores, haverá troféus para as cinco primeiras duplas colocadas de cada uma das categorias. Todos os inscritos terão direito a um kit onde constará o numeral para a bicicleta, camisa do evento e brindes a serem retirados na véspera da prova ou na tenda da organização no dia da prova até às 8h30, no local da largada. 

Túneis darão charme especial

O percurso total da 1ª Route MTB Fribourg é de 60 quilômetros que prometem reservar momentos únicos em termos de visual. Os ciclistas darão a largada na Queijaria Suíça e passarão por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Dentre outros caprichos que só a natureza pode proporcionar, haverá três túneis durante o trajeto. Um deles, inclusive, aproveita a estrutura da formação rochosa, e é considerado com o ponto alto da prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade