Rotary doará óculos a alunos de 4 a 75 anos de idade neste sábado

Exames oftalmológicos foram realizados gratuitamente há 2 meses, através do projeto De Olho no Futuro
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O oftalmologista Alexandre Alvarez examina uma das crianças (Arquivo AVS)
O oftalmologista Alexandre Alvarez examina uma das crianças (Arquivo AVS)

Na manhã deste sábado, 21, às 10h, o Rotary Club de Nova Friburgo entregará óculos para as 81 crianças e os adultos, de 4 a 75 anos de idade, de 28 creches e escolas da rede municipal e da Escola de Jovens e Adultos (EJA) que, há dois meses, realizaram exames oftalmológicos gratuitos através do projeto De Olho no Futuro.

Criado pelo Rotary Club de Nova Friburgo há 14 anos, em parceria com a Secretaria municipal de Educação, a iniciativa, que já está na 26ª edição, visa a identificar possíveis problemas oftalmológicos em alunos que apresentam dificuldade na leitura e na cópia de tarefas. O atendimento foi feito pelo médico Alexandre Alvarez, na Clínica Oftalmológica de Nova Friburgo.

A etapa inicial do projeto fez uma triagem nos institutos educacionais para detectar alunos com problemas de visão. “Muitas das crianças que apresentaram problema visual se queixavam de dor de cabeça, não estavam tendo um bom rendimento escolar, tinham muita dificuldade em enxergar e não avisam isso aos pais, talvez por vergonha”, explicou, na época, o doutor Alexandre Alvarez.

Segundo o oftalmologista, celulares, computadores, TVs e tablets são um agravante para os problemas visuais. “Não é o fator principal, mas as tecnologias aumentam o grau de dificuldade de uma pessoa enxergar. O fator principal continua sendo o fator genético”.

Segundo a presidente do Rotary, Marcia Carestiato, a entidade doou as peças dando antes a cada aluno a oportunidade de escolher a armação, dentro das especificações médicas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade