Rotary Clube Olaria premia crianças do concurso Minichefs Sustentáveis

Segunda edição da competição, que faz parte do projeto “Se educar, muda”, contou com a participação de 50 estudantes
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Rotary Clube Olaria premia crianças do concurso Minichefs Sustentáveis

Em sua quarta edição, o projeto “Se educar, muda”, do Rotary Clube Olaria, realizou pelo segundo ano o concurso Minichefs Sustentáveis, que reuniu 50 crianças de cinco escolas municipais: Padre Rafael, Messias de Moraes Teixeira, Jardel Hottz, Santa Paula Frassinetti e Helena Coutinho. Com apoio da Escola de Gastronomia da Universidade Cândido Mendes e da Secretaria Municipal de Educação, a competição aconteceu nos últimos dias 11 e 12. E na última segunda-feira, 17, foi realizada a premiação no Roqueano Futebol Clube, na Via Expressa.

No concurso, grupos de dez alunos, que representaram as unidades de educação tiveram que apresentar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa usando pelo menos um ingrediente obrigatório em cada receita (onde estavam incluídos produtos que normalmente são descartados, como talos, cascas, folhas e caroços), por isso o teor sustentável do concurso.

Segundo o presidente do Rotary Olaria, Dênis Santarém, as crianças foram selecionadas pelas escolas. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação apresentou o desafio a todos as escolas da rede e convidou os alunos para se inscreverem nas oficinas de gastronomia realizadas pelas unidades e os dez participantes mais aplicados foram levados para a competição. “Um incentivo a essas oficinas foi também o curso que o Rotary promoveu com as merendeiras das instituições, destacando essa questão do reaproveitamento sustável dos alimentos”, conta Dênis.

Os destaques ficaram com o Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael pelo melhor figurino (todas as crianças compareceram uniformizadas para o concurso); Messias de Moraes Teixeira na categoria prato de entrada; Jardel Hottz como prato principal; e Santa Paula Frassinetti pela sobremesa. As escolas premiadas em cada categoria ficaram empatadas com a Helena Coutinho, que se sagrou a campeã da disputa, em todos os quesitos.

“Percebemos no ano passado um entusiasmo muito grande com o concurso, por isso nesta edição resolvemos realizá-lo em uma data destacada do projeto ‘Se educar, muda’. E esse foi novamente o ponto alto do evento. É recompensante perceber a dedicação das crianças na escolha das receitas, preparação dos pratos e também com a apresentação”, destaca Dênis.

As escolas premiadas irão participar de um programa de culinária de uma emissora de TV por assinatura local, no próximo dia 26, onde apresentarão as receitas feitas no concurso. E todos os participantes irão visitar uma fábrica de embutidos e defumados, para conhecer um pouco sobre a produção junto com os representantes do Rotary Olaria. Tambeḿ irão ganhar um jantar em um restaurante da cidade, onde acompanharão o chef na preparação dos pratos e na elaboração do menu, conhecendo um pouco mais sobre a profissão de chef de cozinha.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade