Roqueano apresenta nova diretoria

Conheça um pouco da história do tradicional clube de Olaria
quarta-feira, 27 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Ambiente familiar é marca registrada do Roqueano Social Clube
Ambiente familiar é marca registrada do Roqueano Social Clube

A tradição em Olaria veste a cor verde, e traz na própria história um álibi para construir o futuro. Este, a partir de agora, nas mãos de uma nova diretoria. O Roqueano Social Clube elegeu recentemente o novo presidente, e conheceu também os diretores para o biênio 2016/2018. Heraldo Klein, formado em administração de empresas e Direito pela Universidade Candido Mendes, vai ser o responsável por gerir os rumos do clube nos próximos dois anos, juntamente com sua equipe. 

Técnico em contabilidade e advogado, é nascido e criado no bairro de Olaria, tem 52 anos de idade, e é sócio proprietário do clube desde 1986. Já acumulou as funções de presidente do conselho deliberativo e participou como vice-presidente de finanças e jurídico das administrações dos ex-presidentes Carlos Alberto Muzi, Misael Pereira da Costa e Reinaldo Figueiredo Cruz. Além de presidente do conselho diretor, Heraldo também vai acumular o cargo de vice-presidente jurídico.

A diretoria será composta por Carlos Aberto Muzi (vice-presidente administrativo), Denis Andrade Santarém (vice-presidente de finanças e secretário), Manoel Marcondes Herdy (vice-presidente social e cultural), Carlos Alberto Machado dos Santos (vice-presidente de esportes), Antonio Carlos Machado (vice-presidente de patrimônio), Marco Antônio Barrozo (vice-presidente aquático), Luiz Eduardo de Souza Delgado (vice-presidente médico), Israel Noé Gonçalves (vice-presidente de relações públicas) e Cesar Braga Gastim (tesoureiro). 

Do futebol ao social

O Roqueano Social Clube nasceu a partir da paixão de um grupo de amigos por futebol, que disputava a terceira divisão do futebol amador da cidade. Com o passar do tempo e o enfraquecimento do amadorismo, os laços desportivos se desfizeram e os sociais ganharam força. Ainda quando funcionava próximo ao antigo Cinema São Clemente, o clube ficou famoso pelos bailes. Pouco tempo depois, o Roqueano mudou-se para um terreno ao lado do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, também em Olaria, onde durante anos funcionou uma fábrica de calçados. 

Parte da atual sede foi comprada no início dos anos 80, e a construção do clube aconteceu de forma gradativa. Fundado em 13 de maio de 1953, o nome foi inspirado na Igreja de São Roque. O Roqueano viveu os melhores anos de sua história na década de 90, quando pelo menos 300 sócios pagavam a mensalidade em dia. O sucesso fez o clube disponibilizar mais 200 vagas para novos associados, todas preenchidas rapidamente. 

Em termos estruturais, o clube evoluiu nos últimos 20 anos. A área dos fundos conta com um campo de areia com medidas de futebol de salão, churrasqueira e um espaço onde funcionam as salas de aula do projeto “Tempo de ser feliz”, da Prefeitura de Nova Friburgo. 

Um momento marcante na história do clube foi a enchente de 1995. O nível da água encobriu quase toda a área baixa do clube e exigiu união de esforços para recuperar o que foi destruído. A construção do salão de festas também representou um grande avanço e marcou a reconstrução. 

O espaço foi erguido na gestão de Antônio Carlos Nogueira, ex-morador daquele terreno na infância. Na época existia uma ponte de madeira, onde era possível atravessar para frequentar o clube. O então prefeito Paulo Azevedo cedeu esta parte, localizada atrás do campo de society. O salão teve a construção totalmente financiada com os recursos de associados, e a mão de obra dos próprios contribuintes. 

O clube permanece na Avenida José Pires Barroso, nº 999, a Via Expressa, em Olaria, e conta com um quadro de aproximadamente 250 associados. O funcionamento é de terça-feira a domingo, e o ambiente familiar predomina entre os sócios, que possuem à disposição uma piscina, sauna, quadra de futebol society de saibro, parque infantil, varandão para eventos, estacionamento e salão de festas com capacidade para 200 pessoas. 

Todas as sextas-feiras (das 20h às 0h) o Roqueano promove bailes. De olho nos tempos atuais, o clube também começa a investir nas redes sociais, com a página do clube no Facebook.

Foto da galeria
Parte da diretoria, comandada pelo presidente Heraldo Klein (primeiro à esquerda)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade