RJ-116 ganha "sinal inteligente" para evitar congestionamentos

Equipamento fica aberto por mais ou menos tempo, conforme fluxo de veículos no trevo de Mury
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O sinal no trevo de Mury: inteligente (Fotos: Henrique Pinheiro)
O sinal no trevo de Mury: inteligente (Fotos: Henrique Pinheiro)

A RJ-116 ganhou no mês passado um "sinal inteligente",  instalado por uma empresa contratada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), na altura do trevo do distrito de Mury, na interseção com a RJ-142 (Estrada Serramar). O sinal inteligente é um sistema integrado a câmeras próprias capazes de analisar a movimentação de veículos e, a partir dos dados, definir automaticamente o tempo de abertura ou espera dos sinais, melhorando o fluxo de veículos naquele trecho. Ou seja, se houve um maior número de veículos em uma pista, o tempo que o sinal permanecerá fechado para os veículos será menor, evitando, com isso, congestionamentos.  

As duas rodovias foram as primeiras a receber esse sinal inteligente. O local foi estrategicamente escolhido devido ao grande fluxo de veículos e as constantes reclamações de motoristas, principalmente nos fins de semana. Muitos motoristas relataram ao jornal que, ao voltarem das praias da Região dos Lagos ou dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, na nas tardes e noites de domingo ou em feriados, amargavam congestionamentos na RJ-142 devido ao longo tempo do sinal.

“Já fiquei parado no engarrafamento causado por esses sinais quase meia hora. É um absurdo”, reclamou um dos condutores, que entrou em contato com o jornal após um feriadão.

Os sinais no trevo do distrito de Mury foram instalados para evitar acidentes, pois o motorista que vem de Nova Friburgo e pretende acessar a Serramar arriscava-se no trevo devido ao grande fluxo da RJ-116. Os sinais também garantem a travessia de pedestres no trecho, onde situam-se vários estabelecimentos comerciais de Mury.

Recentemente, outro trevo da RJ-116, na altura do bairro Ponte da Saudade, ganhou sinais de trânsito para evitar acidentes no acesso aos loteamentos Parque Imperial e Dom João VI e o bairro Varginha. A instalação do sinal naquele trecho era uma antiga reivindicação da Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade. O local costuma ter grande movimento de clientes das lojas de moda íntima.     

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade