Representantes do Parlamento Juvenil participam de capacitação presencial

Iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro visa aproximar estudantes do ensino médio da vida política
terça-feira, 25 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Equipe de coordenação do Parlamento Juvenil, Secretaria Estadual de Educação e parlamentares juvenis (Foto: Divulgação)
Equipe de coordenação do Parlamento Juvenil, Secretaria Estadual de Educação e parlamentares juvenis (Foto: Divulgação)

Em todo o estado do Rio de Janeiro, cerca de 100 jovens estão recebendo capacitação para participar do Parlamento Juvenil, que tem como objetivo aproximar estudantes do ensino médio da vida política e, por conseqUência, ampliando suas cidadanias. O Parlamento Juvenil é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Esporte, Lazer e Juventude.

Pelo segundo ano consecutivo o Parlamento Juvenil da Alerj é coordenado pelo deputado com base em Nova Friburgo, Wanderson Nogueira (Psol). Na segunda-feira, 24, pelo menos doze parlamentares juvenis eleitos na Região Serrana participaram de uma capacitação presencial no Colégio Estadual Galdino do Vale Filho, no Paissandu.

A Região Serrana tem o maior número de reeleitos no Parlamento Juvenil, quatro no total. O representante de Nova Friburgo é o estudante do Colégio Estadual Tuffy El-Jaick, Ryan Moreira, que também participa pela segunda vez. 

Para o deputado Wanderson Nogueira, o projeto vai além de uma imersão no dia a dia do Poder Legislativo. “Essa jornada é acima de tudo uma oportunidade de demonstrar ao jovem que ele pode ser protagonista na sociedade onde ele próprio está inserido. Queremos criar cidadãos mais críticos, mais conscientes e, principalmente, mais participativos. Além disso, o brilho no olhar de cada um deles é o que nos motiva e nos faz acreditar no futuro", explicou o parlamentar.

Ao final dessa experiência, 95 representantes de 90 municípios do estado terão a oportunidade de criar projetos de lei. Os seis mais votados irão para a aprovação do governo do estado.

Na capacitação, os parlamentares juvenis aprenderam as diferentes etapas envolvidas na elaboração dessas medidas e também criaram um primeiro esboço da sua proposta. O Parlamento Juvenil acontecerá entre os dias 20 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ALERJ
Publicidade