Renovação de matrículas nas escolas municipais termina nesta quinta

Pré-matrícula para alunos novos só começa no próximo dia 29
quinta-feira, 08 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Renovação de matrículas nas escolas municipais termina nesta quinta

Termina nesta quinta-feira, 8,  a renovação das matrículas dos alunos das creches e escolas municipais de Nova Friburgo para o ano letivo de 2019. O processo começou esta semana. Os pais devem se dirigir diretamente às escolas.

Já a pré-matrícula para alunos novos começará no próximo dia 29 e vai até 3 de dezembro. A inscrição do aluno poderá ser feita pela internet, na página da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br), ou em creches e escolas que funcionarão como polos para quem não possui acesso à internet ou tiver alguma dificuldade. A Secretaria Municipal de Educação não funcionará como polo.

No ato da pré-matrícula, o responsável deverá apresentar certidão de nascimento; CPF do aluno; CPF do responsável legal; carteira de identidade do responsável legal; cartão do Bolsa Família, se o aluno for beneficiário; comprovante de residência; número da matrícula funcional, caso o responsável seja servidor da rede municipal; e número de telefone de contato. O número do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS) deverá ser apresentado somente no ato da matrícula.     

O resultado da pré-matrícula será publicado no dia 5 de dezembro, no site da prefeitura e disponibilizado em listas nas unidades escolares. A matrícula deverá ser efetivada no período de 5 a 7 de dezembro, diretamente nas creches e escolas em que o aluno foi alocado. Haverá formação de um cadastro de espera para os inscritos não contemplados com vagas.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá calendário diferente. A renovação das matrículas deverá ser feita de 4 a 7 de dezembro, e as matrículas novas entre os dias 10 e 13 de dezembro, diretamente nas unidades que oferecem essa modalidade de ensino. A Secretaria Municipal de Educação divulgará posteriormente a lista de escolas e demais orientações para matrícula.

Rede estadual

Nas escolas da rede estadual de ensino, a renovação da matrícula e a pré-matrícula já começaram na semana passada. Segundo a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), o período de renovação vai até o próximo dia 22. O responsável ou o próprio estudante, maior de 18 anos, deve dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2019.

A pré-matrícula deve ser feita até 4 de dezembro, por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/Seeduc-RJ) ou diretamente pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola.

A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 21 de dezembro, no site Matrícula Fácil. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2019 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

 

TAGS: Educação