Queimada de 24 horas castiga o Morro do Teleférico

Com tempo seco e calor, Friburgo registra 14 incêndios em vegetação. Há previsão de chuva para este fim de semana
sexta-feira, 13 de outubro de 2017
por Guilherme Alt

As queimadas costumam ter o ápice geralmente em setembro, mas este ano, o mês de outubro também tem sido de muitas ocorrências para combate ao fogo em vegetações em Nova Friburgo. Por conta do tempo seco e da falta de chuva, as matas ciliares têm sido constantemente atingidas pelas chamas. O calor e a sujeira deixada nas encostas são os principais causadores dos incêndios. De acordo com o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo, coronel Fábio Gonçalves, durante o feriado da última quinta-feira, 12, foram registradas 14 ocorrências de combate a incêndios em vegetação em diversos locais, não só de Friburgo, mas no entorno da região atendida pelo quartel de Nova Friburgo. Uma das queimadas de maior proporção ocorreu no município de Santa Maria Madalena.

Em Nova Friburgo, uma das novas queimadas que mais chamaram a atenção foi a da encosta do Morro do Teleférico. O fogo, que começou na noite de quinta-feira, chegou próximo a imóveis residenciais e à Praça do Suspiro, dando muito trabalho às equipes dos bombeiros durante a sexta. As chamas chegaram bem perto do Anfiteatro, atrás da Praça das Colônias. A fumaça decorrente das chamas deixou o Centro da cidade coberto de fuligem.

Até a atualização desta notícia,  não havia informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida. Ainda durante a tarde os bombeiros ainda tentavam controlar as chamas na encosta (foto acima, de Leo Arturius). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a prioridade era fazer a proteção em torno do teleférico para que as chamas não chegassem às residências próximas.

A estiagem tão favorável às queimadas deve, no entanto, pode ser minimizada neste  fim de semana. De acordo com o site Climatempo, especializado em previsões meteorológicas, a previsão é de pancadas de chuva na Região Serrana do estado neste sábado, principalmente à tarde e à noite, com mínima de 16 graus e máxima de 28 graus. No domingo, 15, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos nublados, com chuva a qualquer hora. A mínima será de 17 e a máxima de 24 graus.

 

  • As chamas e a fumaça se aproximam do Teleférico no início da tarde (Foto: Adriana Oliveira)

    As chamas e a fumaça se aproximam do Teleférico no início da tarde (Foto: Adriana Oliveira)

  • O combate às chamas no fim da manhã (Foto: Leo Arturius)

    O combate às chamas no fim da manhã (Foto: Leo Arturius)

  • Os focos se alastram pela montanha (Foto da leitora Vera Barcellos)

    Os focos se alastram pela montanha (Foto da leitora Vera Barcellos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade