Quartel do 11º BPM ganha um painel de trovas

Cerimônia de inauguração contou com a presença do comandante Eduardo Vaz Castelano e a presidente da UBT, Elisabeth Souza Cruz, entre outros
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A cerimônia de inauguração do Painel de Trovas (Foto: Divulgação)
A cerimônia de inauguração do Painel de Trovas (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira, 23, o quartel do 11º Batalhão da Polícia Militar em Nova Friburgo ganhou um ar de poesia. A seção local da União Brasileira de Trovadores (UBT) promoveu a cerimônia de inauguração do Painel de Trovas, instalado na unidade da corporação militar. O projeto foi idealizado pelo artista plástico Felga de Moraes, do instituto promotor da cultura friburguense Felga I Gracias, com apoio da empresa Vidral/Blindex.

O comandante do 11º BPM, coronel Eduardo Vaz Castelano, recepcionou os convidados garantindo sua satisfação com o painel de trovas, que reuniu belas homenagens dos poetas friburguenses que compuseram trovas com o tema “Mão Amiga”, o símbolo da Polícia Militar. O comandante ressaltou que a homenagem foi muito bem-vinda e que mereceu destaque no Batalhão Tiradentes.

A presidente da UBT Nova Friburgo, a trovadora e colunista de A VOZ DA SERRA, Elisabeth Souza Cruz, agradeceu a oportunidade da trova tornar-se conhecida e o painel ter ganho destaque no quartel da PM, por ter sido instalado ao lado do quadro das “Diretrizes norteadoras do comando da corporação”. Elisabeth completou ainda que a “Mão Amiga” da Polícia Militar em Nova Friburgo “tem sido a mão que sustenta a ordem e a disciplina na relevância da missão de arriscar a própria vida para proteger a coletividade”. A trovadora rendeu ainda elogios ao espírito empreendedor do artista Felga de Moraes, pela persistência e determinação de ter mantido o projeto vivo, vencendo todos os desafios para a concretização da homenagem.

Dalton Carestiato, diretor de cultura do Instituto Felga I Gracias, também manifestou sua satisfação pela culminância do projeto, destacando os méritos da presença do 11ºBPM no município, como a dignidade de sua postura junto às demandas da coletividade. Sendo um apaixonado pela trova e parceiro do tradicional concurso de trovas Jogos Florais, Dalton confessou sua emoção de ver a trova resistir ao tempo e agora estar presente até no quartel da PM.

Além do painel, o Instituto Felga I Gracias promoveu na ocasião a entrega do “Troféu Dignidade” aos trovadores e alguns parceiros ainda receberam exemplares do “Troféu Cão Sentado”, esculpido em mármore pelo artista Felga de Moraes. A cerimônia foi abrilhantada com uma apresentação especial de músicos da banda Euterpe Friburguense. O quarteto enriqueceu a ocasião com peças musicais natalinas, o que agradou e sensibilizou os presentes. Para o artista Felga de Moraes, a inauguração do Painel da Trova é fruto de um trabalho de todos que acreditam nos sonhos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade