Quantidade de lixo nas ruas no fim de semana impressiona

Pelo tipo de material descartado nas calçadas, fica evidente que se trata de lixo comum deixado por pedestres e algumas lojas
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Lixarada dentro e fora das caçambas na Alberto Braune (Fotos de leitores)
Lixarada dentro e fora das caçambas na Alberto Braune (Fotos de leitores)

Se o comércio está funcionando até mais tarde e as ruas têm ficado cheias de pessoas que têm ido às compras dos presentes de Natal, uma consequência desse maior movimento tem sido a desordem no Centro de Nova Friburgo, sobretudo na Avenida Alberto Braune, coração comercial do município.

A VOZ DA SERRA aborda nesta mesma página o problema do crescente número de ambulantes nas ruas da cidade, mas outro problema observado pelos friburguenses e que motivo de queixas de leitores à nossa redação é a quantidade de lixo descartado nas calçadas. Nem mesmo as caçambas maiores foram capazes de suprir a enorme demanda do fim de semana que passou.

Como fica claro nas fotos enviadas por um leitor, que preferiu não ser identificado, a maioria das lixeiras da Avenida Alberto Braune estavam completamente abarrotadas de lixo no fim da tarde do último sábado, 14. Pelo tipo de material descartado, dá pra perceber que se trata de lixo comum deixado pelos pedestres e lixo proveniente de algumas lojas.

Os leitores também observam que se as ruas estão mais cheias nesse período e a quantidade de lixo descartado também é maior, a limpeza deveria ser intensificada. E quanto ao lixo das lojas, ou ele deveria ser descartado na calçada próximo ao horário da coleta, que também poderia ser feita com mais frequência para suprir o aumento na demanda.  

O que diz a prefeitura

Por meio de nota enviada à redação de A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “a coleta de lixo é feita diariamente na cidade em dois momentos, pela manhã e ao anoitecer. Com a chegada do fim de ano, a concessionária que realiza o trabalho de limpeza na cidade passará, a partir desta semana, a realizar o trabalho três vezes por dia. E quem for flagrado cometendo este ato poderá ser multado, por se tratar de ato contra o meio ambiente”.

A prefeitura finaliza a nota destacando “a importância da conscientização de todos na hora de descartar os seus resíduos e apela, inclusive, para o pleno exercício da cidadania, uma vez que, o descarte de lixo feito de maneira equivocada causa uma série de prejuízos para o meio ambiente e também à sociedade, que sente na própria saúde as consequências de um ato irresponsável, que propicia a proliferação de doenças”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade