Prouni oferece 33 bolsas de graduação em Friburgo

Há vagas para 14 cursos. Inscrições começam nesta terça e vão até sexta
segunda-feira, 10 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Prouni oferece 33 bolsas de graduação em Friburgo

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre nesta terça-feira, 11, inscrições para 33 bolsas de estudo parcial e integral em instituições particulares de ensino superior de Nova Friburgo. O prazo para participar da seleção vai até esta sexta-feira, 14. A inscrição deverá ser feita pela internet, no site www.prouni.mec.gov.br.

As bolsas são oferecidas na cidade são para os cursos de graduação, presencial ou à distância, em administração, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências contábeis, educação física, enfermagem, filosofia, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão de segurança privada, marketing, nutrição, pedagogia e teologia na Universidade Estácio de Sá, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Internacional (Uninter) e Universidade de Franca (Unifra).

As bolsas de estudo ofertadas são parciais, de 50% do valor da mensalidade, e integrais, de 100%, e são para o segundo semestre deste ano. As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Além disso, cada estudante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. É preciso ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco.

Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado nota zero na redação. Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública. A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o próximo dia 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 28 deste mês, caso tenha sido selecionado na primeira chamada, e de 2 a 11 de julho na segunda chamada. A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, estará disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho.

Fies

Já as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) poderão ser feitas de 25 de junho a 1º de julho. O edital dos programas já pode ser consultado em fies.mec.gov.br.

O resultado da pré-seleção na modalidade Fies ou na P-Fies será divulgado em 9 de julho. No primeiro caso, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera. A pré-seleção dos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 15 a 23 de julho. Já o P-Fies terá apenas a primeira chamada.

Em ambos os casos, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e tenha obtido nas provas uma média igual ou superior a 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota acima de zero na redação.

Para obter o financiamento, o interessado deve ter renda familiar mensal bruta per capita de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade