Projeto Solução pode ocupar um dos espaços da Praça CEU

Parceria entre projeto e prefeitura é vista de maneira positiva, com intenções que vão além do esporte
quarta-feira, 13 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Projeto Solução pode ocupar um dos espaços da Praça CEU

Um dos projetos sociais de maior destaque de Nova Friburgo, o Solução pode ganhar uma nova sede em breve. A possibilidade existe através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Hespanha, que é o idealizador e coordenador do projeto. Caso a ideia seja concretizada, os pequenos judocas passariam a ocupar um dos espaços da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), na Via Expressa, em Olaria. No entanto, ainda não há previsão para que a hipotética mudança possa acontecer, uma vez que ainda não há previsão oficial para a conclusão das obras da Praça. 

Contudo, a parceria é vista de maneira positiva por ambos os lados, com intenções que vão além da prática do esporte. Um dos objetivos é oferecer mais segurança no local, constantemente invadido e depredado. De acordo com o município, esse tipo de vandalismo acarreta prejuízos diversos e contribui para o atraso na entrega das obras.

 “É uma parceria que está no início. Falta ainda firmar convênios do projeto, liberação do espaço e, assim que tudo for resolvido, vamos iniciar uma atividade muito bacana. A segurança no local também vai melhorar porque iremos movimentar jovens com boas intenções. Hoje em dia o espaço é utilizado por jovens que utilizam drogas, o que é preocupante. Inclusive, próximo desse local, havia um ponto de venda de drogas. Vamos acabar com isso. Iremos levar vida ao local, que é o nosso maior objetivo”, ressaltou o comandante do 11º BPM.

O Projeto Solução atualmente funciona na Rua Odenir Pinheiro, 20, na antiga fábrica Hak, em Olaria. Após bom período de relevantes serviços prestados em Nova Friburgo, o projeto ganhou um segundo polo em Bonsucesso, Teresópolis, há cerca de dois anos. 

Em Olaria, o projeto já existe há cerca de dez anos, e contempla alunos de diversos bairros, sendo a grande maioria da comunidade onde está sediado o trabalho. O Projeto Solução recebe crianças a partir de seis anos de idade. Há até mesmo idosos, e inclusive pais que, ao levarem os filhos, acabaram se interessando e também praticam o esporte.

Todos devem fazer exames clínicos e, no caso dos menores de 18 anos, é solicitado o consentimento dos pais. Os quimonos também são gratuitos, bem como o lanche após os treinamentos, o que é possível graças ao apoio de empresas e instituições que apoiam a iniciativa. O pré-requisito para as crianças é estar na escola ou ingressando em alguma instituição de ensino.

Já a Praça CEU, quando inaugurada, contemplará diversos tipos de atividades esportivas e culturais integradas. O projeto original prevê teatro com 60 lugares, galeria de artes, sala de inclusão digital (que poderá ser de cinema e animação); ginásio de esportes e sala de leitura, entre outras salas, como do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Ponto de Cultura, ambos de Olaria, além de academia de ginástica, pista de corrida e jardim. 

Quanto ao atraso e as constantes mudanças na previsão de término, são vários os motivos apontados: mudanças de gestão do Ministério da Cultura, atraso nos repasses, burocracia em processos de licitação para a compra de equipamentos e materiais, prejuízos provocados pelas ações de vandalismo, dentre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça CEU | Projeto Solução | artes marciais
Publicidade