Projeto Plantadores de Árvores chega a Amparo

Mudas de espécies nativas foram plantadas no sítio da família Frossard
sábado, 06 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Plantadores de Árvores chega a Amparo

Integrando as celebrações do bicentenário da imigração suíça em Nova Friburgo (1819-2019) o sítio Três Palmeiras, no distrito de Amparo, recebeu na última semana a visita de 30 membros do projeto de estímulo a cultura ambiental, Plantadores de Árvores. Na oportunidade, o grupo conheceu a bela propriedade que vem passando de geração em geração e é uma homenagem de Olsen Frossard aos seus três filhos: Otto, Isabel e Marco Aurélio. Adquirido pelo suíço Jean Conrad Frossard, que veio do Cantão de Jura, o sítio foi por muito tempo um grande celeiro produtor de hortaliças, árvores frutíferas, aipim e café, entre outros.

O projeto Plantadores de Árvores é uma iniciativa que visa reunir pessoas de diversas faixas etárias imbuídas coletivamente na preservação do meio ambiente. Uma das ações do grupo é percorrer o município plantando mudas de árvores nativas, principalmente em áreas degradadas. As mudas são oriundas do projeto Viveiro Educandário, uma iniciativa da confecção EcoModas, que aproveita cones de linhas de costura industrial para cultivar as mudas típicas da Mata Atlântica. A intenção é plantar, no mínimo, 365 mudas até dezembro, representando assim uma árvore para cada dia de 2019. Do total previsto, 300 árvores já foram plantadas. 

Os plantadores de árvores foram recepcionados no sítio com um café da manhã oferecido e preparado pela família Frossard que ainda abriu as portas da casa inaugurada em 1920 e reformada em 2000, por Otto Frossard. A usina de café próxima dali, construída em 1916, é uma atração até hoje remetendo muitos ao saudosismo.

O projeto Plantadores de Árvores tem o apoio da empresa de ônibus Faol, com isso, os integrantes não têm despesas com o deslocamento até os locais onde são feitos os plantios das mudas que acontecem em locais diferentes e previamente mapeados em Nova Friburgo. O projeto ainda deve chegar a busca por novas propriedades particulares para realizar o plantio das mudas gratuitamente. Mais informações sobre o projeto no site www.ecomodas.com.br/plantadores.

 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade