Projeto Novos Talentos do Senai Moda volta à Fevest

Iniciativa inspirada na fachada de escolas internacionais como a London College, na Inglaterra, mobilizou 80 alunos na criação de looks
segunda-feira, 24 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Alunos dos cursos do Senai desenvolvem as peças que serão mostradas na Fevest e na fachada da escola
Alunos dos cursos do Senai desenvolvem as peças que serão mostradas na Fevest e na fachada da escola

O projeto Novos Talentos do Senai Espaço da Moda está de volta à cena da Fevest, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, que vai acontecer entre 10 e 14 de julho. A iniciativa envolveu 80 alunos e inclui exposições de peças na Fevest e no Senai Moda, além de desfiles e uma produção fotográfica profissional que vai adornar a fachada do Senai Espaço da Moda, no Paissandu.

A ideia foi inspirada na fachada de escolas internacionais como a London College, na Inglaterra. Percebido pelo presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), Marcelo Porto, durante missões internacionais realizadas com a Firjan, a decoração da fachada foca no aluno como protagonista do aprendizado, mostrando o empreendedorismo e a capacidade dos estudantes de conquistar novos públicos.

Este ano, o Novos Talentos apostou na crescente expectativa de vida, que resulta no aumento da chamada "Geração Prateada", mulheres empoderadas acima de 60 anos, que procuram combinar a moda com o estilo próprio que construíram ao longo de anos bem vividos. “Para atender essa demanda em crescimento, nossos estudantes elaboraram modelos que conectam saúde, conforto, tecnologia e bem-estar, respeitando, acima de tudo, o estilo da mulher madura que sabe muito bem o que quer”, explica Milena Cariello, coordenadora de Educação Profissional do Senai Espaço da Moda. Tudo criado dentro das novas tecnologias e tendências da moda no mundo inteiro.

Para isso, a escola uniu estudantes de quatro cursos diferentes: Técnico em Vestuário, Assistente de Moda e Modelagem e Costura. Essa união é o que chamamos de Projeto Integrador, uma metodologia de trabalho do Senai que promove a integração de diferentes áreas do conhecimento para construção de um projeto, simulando a forma como o trabalho funciona no mercado profissional.

Dezoito dos produtos projetados ao longo do ano fazem parte do ensaio fotográfico cujas imagens vão ficar em exposição e ainda usadas para "envelopar" a escola na véspera da abertura da feira. Escolhidos por votação na internet, três desses modelos idealizados pelos alunos de moda vão conquistar as passarelas em um desfile na Fevest.

TAGS: evento