Programação especial de Natal começa no fim de semana

Decoração das praças da cidade para o fim de ano será licitada nesta segunda
sábado, 08 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A decoração do ano passado (Arquivo AVS)
A decoração do ano passado (Arquivo AVS)

Faltando pouco mais de 15 dias para o Natal, Nova Friburgo já está no clima festivo.  A programação do “Natal de todos os povos”, promovido pela prefeitura, reúne atrações para toda a família. Como no ano passado, corais e bandas se apresentarão em vários pontos da cidade e, na decoração, está prevista a Casa do Papai Noel. Já neste fim de semana, a programação terá cantata do Grupo de Promoção Humana, no Cônego, no sábado, 8, 20h; e a banda Euterpe Friburguense, na escadaria da Oficina Escola de Artes (antigo fórum da  Praça Getúlio Vargas), 18h. Na Rua Ariosto Bento de Mello, o coral de alunos da Escola Municipal São José fará apresentações com repertório natalino, 15h e 16h. Já na terça-feira, 11, o Teatro Barão de Nova Friburgo, do Country Clube, recebe o musical “Filhos de Deus… Menino meu…”, apresentado pela Comunidade Shalon, em duas sessões, 18h e 20h.

No Sesc também tem programação especial de Natal, a partir desta sexta-feira, 7, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que participa com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. A atração será uma experiência imersiva de realidade virtual denominada Floresta Encantada.

A aŕvore de Natal do Sesc, que está sendo montada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, será acendida neste sábado, às 18h. Com o tema “Folia de Reis: Resgate da Cultura”, a árvore tem dez metros de altura e iluminação interna multicor. A decoração usa características da manifestação regional de Folia de Reis, como fitas, estandartes, chitas e flores, além de figuras marcantes, além de destacar as cores vermelha e verde, que representam a data. Ela ficará em exposição permanente até o final da programação, no dia 6 de janeiro.

Também sobre o tema, deste sábado até janeiro, com exceção das segundas-feiras,  estará aberta para visitação, no Sesc, a exposição “Mensageiros dos Reis Magos”, que traz uma coletiva de artistas, com cerca de 60 obras, entre trabalhos de pintura e escultura em cerâmica de dois ateliês do Rio de Janeiro e Barra Mansa; fotografias do designer e pesquisador Guilherme Lopes Moura; e mostra de objetos utilizados pelos foliões, como instrumentos, roupas, bandeiras.

Os festejos natalinos do Sesc Nova Friburgo incluem ainda espetáculos teatrais e de dança e shows. Os grandes destaques da programação são as apresentações de Elba Ramalho, no sábado, 14, e do grupo 14 Bis, no domingo, 15, ambos 21h, na quadra da unidade, na Avenida Presidente Costa e Silva, 231. As atrações são gratuitas e podem ser conferidas no site do Sesc. No entanto, para as atividades e espetáculos que necessitam de retirada de convites, os bilhetes serão trocadas por um quilo de alimento não perecível, na campanha “Entrada Solidária”, cujas doações serão  revertidas ao programa Mesa Brasil.

Decoração de Natal será licitada na próxima semana

Está previsto para a próxima segunda-feira, 10, o pregão para contratação da empresa que fará a montagem de seis árvores de natal com iluminação em LED. O edital foi publicado em A VOZ DA SERRA no dia 28 de novembro e prevê a instalação de árvores semelhantes às que foram instaladas na cidade no ano passado.  

As árvores, de nove e sete metros de altura, irão decorar as praças Getúlio Vargas, Dermeval Barbosa Moreira e Marcílio Dias, no Centro, 1º de maio, em Olaria e Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino.

Pelas ruas da cidade, enfeites já chamam a atenção.Os comerciantes de Nova Friburgo costumam investir nas decorações natalinas. Essa época é considerada como o melhor período de vendas do ano, por isso, todo diferencial é bem-vindo para atrair os consumidores. Na Rua Ariosto Bento de Mello a iluminação especial já enfeita prédios e árvores. Nos dois shoppings da cidade, as coloridas decorações com elementos natalinos também estão prontas. Outro destaque é a tradicional decoração de natal da fachada do ateliê do artista plástico Oney Barroso, na Rua Augusto Cardoso, no Centro.

Reforço da PM e da Guarda Municipal

Além da programação especial, Nova Friburgo conta ainda com reforço no efetivo do 11ºBPM e da Guarda Municipal este mês. O patrulhamento nas áreas de maior movimentação é feito por PMs à pé e também por policiais do ciclopatrulhamento e do motopatrulhamento. Outra medida é o uso do Posto de Policiamento Móvel, com o trailer que foi recentemente reformado pelo batalhão. Atualmente ele está posicionado na Praça Getúlio Vargas, mas funcionará de maneira itinerante, sendo colocado também nas praças Marcílio Dias e Lafayette Bravo.

Já a Guarda Municipal realiza trabalho ostensivo de segurança nas ruas. O trabalho é realizado sempre em dupla ou em trio. Ao todo, 16 guardas participam deste suporte que visa ainda coibir ambulantes não cadastrados.     

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade