Programa Sesc Saúde tem grande adesão em Friburgo

Carretas ficam no município até 20 de dezembro oferecendo atendimentos gratuitos
quarta-feira, 13 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Programa Sesc Saúde tem grande adesão em Friburgo

Desde  26 de agosto, o programa Sesc Saúde tem oferecido atendimento gratuitos de odontologia e saúde da mulher com a realização de exames de mamografia e preventivos do câncer de colo do útero, o Papanicolau, todos gratuitos, em duas carretas que estão baseadas na Praça do Suspiro. O serviço será disponibilizado aos friburguenses até o dia 20 de dezembro.

Na carreta Odonto Sesc são oferecidos serviços de tratamento dentário para crianças acima de 5 anos, como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e raio-X. Os interessados em agendar atendimento devem procurar a tenda do Sesc, ao lado da carreta para informações sobre novas marcações.   

Já na unidade móvel de saúde da mulher, que está baseada no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura, as solicitações para os exames podem ser feitas na recepção dos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; José Copertino Nogueira, em São Geraldo e Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos bairros e localidades rurais do município.   

Na carreta Sesc Saúde da Mulher, o atendimento é preferencial para mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau. Fora dessas faixas-etárias, a realização dos exames está condicionada a encaminhamentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer a solicitação nos postos e unidades de saúde é preciso apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Em quase dois meses de atendimento à população friburguense, já foram realizados mais de 900 exames de mamografia e pouco mais de um mil exames Papanicolau na unidade móvel do programa Sesc Saúde da Mulher. Em média, por dia, são feitos 20 exames de mamografia e 21 preventivos. "Esse projeto é muito importante e deveria vir mais vezes a Friburgo, pois aqui temos muita dificuldade em conseguir marcar um exame como esse no SUS. O governo sempre reforça em campanhas a importância da prevenção para o êxito no tratamento do câncer quando há a detecção precoce. Infelizmente, ficamos às vezes vários meses aguardando para fazer um exame desses. Eu preciso fazer mamografia todos os anos e sempre tenho que pagar, pois nunca consigo no SUS. Agora com a carreta do Sesc vou ter uma grande economia neste fim de ano”, disse uma paciente que aguardava ontem para fazer uma mamografia no programa Sesc Saúde.

(Reportagem do estagiário Thiago Lima, com supervisão de Henrique Amorim)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade