Principais sinais de trânsito de Friburgo serão integrados a câmeras

Monitoramento de infrações, que começa a entrar em vigor dentro de 40 dias, permitirá aplicação de multas com imagens das 6h às 22h
quarta-feira, 10 de julho de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
As câmeras começam a ser instaladas na Avenida Rui Barbosa (Foto: Henrique Pinheiro)
As câmeras começam a ser instaladas na Avenida Rui Barbosa (Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), iniciou neste domingo, 7, a instalação de um sistema de fiscalização semafórica com sinais de trânsito integrados a um monitoramento por câmeras. Um dos principais objetivos da ação é reduzir o número de acidentes na cidade. O sistema de monitoramento terá um custo anual de R$ 1.876.800,00 aos cofres do município.

O sistema entrará em operação assim que todas as câmeras estiverem instaladas, o que deve ocorrer em aproximadamente 40 dias. De acordo com a Prefeitura, a população será previamente comunicada sobre quando o sistema começar a funcionar.

A central de monitoramento, que está em fase de construção, vai funcionar na sede da Smomu e será operada pela Eletrosinal Ltda, empresa fornecedora do equipamento. As câmeras possuem a tecnologia OCR - Optical Character Recognition (Reconhecimento de Caracteres Óticos), capaz de realizar o reconhecimento automático de placas de veículos furtados com emissão de alertas.

No domingo, o trabalho foi feito na Avenida Governador Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino, na segunda-feira na Via Expressa e na Alameda Barão de Nova Friburgo, ambas no bairro Olaria e, nesta terça-feira, na Avenida Rui Barbosa e Avenida Comte Bittencourt, no Centro.

Como funciona o sistema

O equipamento é composto por um sinal de trânsito e três câmeras que registram tudo o que acontece 24 horas por dia. O diferencial é a forma como essas imagens são captadas. Uma câmera, com a imagem mais aberta, registra as cenas de maneira mais ampla, mostrando o momento exato de um avanço de sinal, por exemplo. Com a segunda câmera, mais fechada, é possível identificar com precisão as placas dos veículos que tenham cometido alguma infração. Já a terceira câmera é instalada de frente para evitar que motoristas sejam multados injustamente. Com essa imagem, será possível perceber se o veículo está sendo perseguido ou abrindo caminho para uma ambulância, por exemplo, o que pode justificar um possível avanço de sinal.

Segundo informou a prefeitura, o motorista que for multado receberá na notificação todas as imagens de comprovação da infração em foto. Além disso, terá ainda a oportunidade de assistir às gravações na central de monitoramento, com total transparência.

Multas serão aplicadas das 6h às 22h

Por motivos de segurança, as autuações serão aplicadas das 6h às 22h. Após esse horário, o sistema de monitoramento continuará funcionando, gravando normalmente e, em caso de acidente, será utilizado para ajudar a elucidar o fato.

Ainda de acordo com a nota enviada pela Prefeitura, o município investe nessa tecnologia com o objetivo de deixar o trânsito mais tranquilo. Além disso, servirá como ferramenta de segurança e apoio às polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Justiça.

Os pontos que serão monitorados por câmeras

Ao todo, serão 15 equipamentos fiscalizando 30 faixas nos seguintes pontos:

  • Avenida Comte Bittencourt x Rua Augusto Cardoso;
  • Avenida Galdino do Valle Filho x Ponte Branca;
  • Avenida Comte Bittencourt x Rua Francisco Miele;
  • Avenida Santos Dumont x Rua Francisco Miele;
  • Rua José Ruiz Bolea x Rua Sete de Setembro;
  • Avenida Rui Barbosa x Rua Aristão Pinto;
  • Avenida Rui Barbosa x Rua Henrique Zamith;
  • Avenida Barão de Nova Friburgo / Conselheiro Julius Arp x Joseph Walter Vogt (mão inglesa);
  • Avenida Jante Pires Barroso x Rua Maria D’Angelo Magliano – ida;
  • Avenida Governador Roberto Silveira nº 1260 (altura da Fripão) – ida;
  • Avenida Governador Roberto Silveira (altura da Fripão) – volta;
  • Alameda Barão de Nova Friburgo x Rua Bahia;
  • Avenida Euterpe x Rua Padre Luis Yabar;
  • Praça Marcílio Dias;
  • Avenida Governador Roberto Silveira x Rua Joaquim de Macedo Soares (Curral do Sol).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade