Principais eventos de ciclismo são confirmados em Nova Friburgo para 2019

Montanha Cup, GP das Montanhas e Route MTB devem reunir centenas de apaixonados pelas duas rodas
sábado, 05 de janeiro de 2019
por Vinicius Gastin
Parte do Agosto Suíço, Route MTB passeia por túneis e caminhos abertos pelos colonizadores
Parte do Agosto Suíço, Route MTB passeia por túneis e caminhos abertos pelos colonizadores

Quem curte um bom pedal em meio à natureza, com a oportunidade de viajar por locais de rara beleza e história, pode preparar as bicicletas. Como tem sido rotina nesses últimos anos em Nova Friburgo, pelo menos três grandes eventos de ciclismo vão movimentar o município em 2019. O Montanha Cup, o GP das Montanhas e o Route MTB devem reunir centenas de apaixonados pelas duas rodas, e ainda preencher boa parte da rede hoteleira, trazendo consequências positivas para setores como comércio e turismo. A organização é da Montanha Sports, sob comando de Orlando Miele.

Seguindo a tradição de mais de uma década, o Montanha Cup abre a temporada de provas, e este ano, o evento está confirmado para o dia 7 de abril. A competição faz parte do calendário esportivo municipal, e com o sucesso das edições, transformou-se em um dos principais encontros do ciclismo do Estado e do país. Em 2018, a prova teve largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar, com um percurso total de 44 quilômetros.

A ideia de realizar o Montanha Cup surgiu através do cirurgião-dentista Orlando Miele Júnior, apaixonado pelo esporte. Na primeira edição, apenas com o apoio da prefeitura, contou com 150 atletas, algo inédito no estado. O sucesso do evento motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. A estrutura é preparada com planejamento e antecedência: toda a sinalização é feita na véspera e as orientações direcionam o percurso.

O evento é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. De acordo com a organização, os atletas de alto nível devem concluir a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem chegar até seis horas de prova.

Passeio pela história

Logo depois do Montanha Cup, os ciclistas friburguenses vão se preparar para a 2ª edição do GP das Montanhas de Ciclismo, realizada na serra que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu. O evento faz parte das comemorações pelo aniversário do município, e vai acontecer no dia 19 de maio.

Em 2018, o ponto de chegada foi no km 65, em Teodoro de Oliveira, com prova concluída em,  aproximadamente, 1h30. Todos os que completaram a prova receberam medalhas, e os cinco primeiros colocados foram condecorados com troféus de participação.

Outro evento consolidado, confirmado para o dia 18 de agosto, o “Route MTB Fribourg” faz parte do calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo da prova é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, com largada na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.

Os competidores podem optar por uma das quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria.

“A beleza do trajeto é elogiada por todos e passa pelos municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, tendo como um de seus trechos mais bonitos, a região da Cascata Conde D'Eu e três túneis, um deles, inclusive, aproveitando a estrutura da formação rochosa, sendo considerado o ponto alto da prova”, destaca Orlando Miele.

Na edição do ano passado, o Route MTB reuniu 170 atletas para um percurso de 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada. Um trajeto duro e muito desgastante, que exigiu técnica e resistência física dos competidores.

Os grandes campeões da prova foram Leandro Dominick (Lagos Race) e Roberto Pessoa (Lagos Race) de Macaé. Nova Friburgo teve destaque com o terceiro lugar geral de Damiano Militão (Montanha Cup Squadra/DBC) e Isaías Teixeira (Montanha Cup Squadra/Elite Bike Show), campeões em 2016 da prova.

Na categoria over 40, os campeões foram os atletas João Carlos Folly (Montanha Cup Squadra) e Rodrigo da Silva Teixeira (Montanha Cup Squadra/Pedaleiros), também de Nova Friburgo. Na over 50, os vencedores foram Ricardo Macedo (Cadinho Bikes/Academia Bpm training) e Carlos Salvini (Cadinho Bikes/ Bpm training), ambos de Petrópolis. Já na categoria dupla mista, quem levou a melhor foi o casal Josilene dos Santos (Lagos Race) e Anderson Tavares Nunes (Lagos Race),

A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos. A bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19, e era considerada elemento de modernidade.

Com a chegada dos veranistas ao município, geralmente nos finais de ano, já se começava a projetar eventos na cidade. As corridas eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de Novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense.

Eduardo Salusse, de tradicional família da cidade, criou em 9 de abril de 1899, o Bicyclette Club Friburguense, destinado a competições desse veículo. Havia prêmios como medalhas de ouro, prata, bronze e caixas de champanhe. Quando os ciclistas friburguenses participavam de torneios fora da cidade e retornavam como vitoriosos, eram recebidos na gare da estação com grande festa pela população, que os acompanhava até suas residências com saudações ao longo do trajeto.

  • Em meio à natureza, o Montanha Cup, calendário de eventos de ciclismo em Nova Friburgo

    Em meio à natureza, o Montanha Cup, calendário de eventos de ciclismo em Nova Friburgo

  • GP das Montanhas é a segunda atração, no mês de aniversário do município

    GP das Montanhas é a segunda atração, no mês de aniversário do município

  • Provas organizadas em Nova Friburgo movimentam esporte, turismo e economia municipal

    Provas organizadas em Nova Friburgo movimentam esporte, turismo e economia municipal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade