Prefeitura promete tapar buracos e melhorar iluminação na RJ-142

Promessa é dada após reportagem de A VOZ DA SERRA mostrar protesto criativo de moradores improvisando placas
terça-feira, 10 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
As placas confeccionadas por moradores (Arquivo AVS)
As placas confeccionadas por moradores (Arquivo AVS)

A VOZ DA SERRA mostrou na edição do último fim de semana o protesto criativo feito recentemente por moradores do distrito de Lumiar, através de iniciativa da Associação de Moradores e Amigos do distrito (Ama Lumiar), em parceria com a Feira de Agroecologia de Lumiar (Alumiar). Na ocasião, cerca de 30 adultos e dez crianças realizaram um mutirão de pintura de placas de conscientização ambiental e principalmente com orientação para um trânsito melhor, de modo a alertar os motoristas e chamar a atenção das autoridades para o elevado número de acidentes naquela região que recebe muitos turistas todos os fins de semana e feriadões.

De acordo com a turismóloga Luiza Ottoni, diretora da Ama Lumiar, os motoristas costumam abusar da velocidade na RJ-142, no centro de Lumiar e até mesmo nas estradas de terra batida, provocando acidentes e colocando em risco a vida de outros motoristas e pedestres. Ela conta que os moradores da localidade também reclamam da falta de iluminação e pedem a instalação de mais quebra-molas.

“Nós, moradores de Lumiar, estamos nos sentindo ameaçados com a falta de responsabilidade dos motoristas e a falta de sinalização nas pistas e nos poucos quebra-molas existentes, além da iluminação precária, que aumenta ainda mais os riscos. A entrada do Vale dos Peões está um perigo. É um dos trechos mais críticos. É uma curva onde os motoristas sempre passam correndo. Não há iluminação, nem pintura no asfalto. É um lugar que merece mais atenção. Tem um mercado e um bar que estão sempre cheios de crianças”, alerta a diretora da Ama Lumiar.

Ainda segundo ela, além da entrada do Vale dos Peões, há outros pontos bastante perigosos, como a entrada do Poço Feio, a esquina de acesso à Estrada Serramar e em frente ao campo de futebol. Para chamar atenção para o problema, foram confeccionadas placas com mensagens como “Desacelere, você está em Lumiar”; “Devagar”; “Atenção, crianças”; “Jogue o lixo no lixo”; “Jogue sementes aqui”; “Morador civilizado, bairro limpo”; e “Recicle seu lixo”. Todo o material utilizado, como madeiras, pincéis e tintas foi arrecadado através de doações feitas pelos próprios moradores. Uma nova data será marcada para afixar as placas nesses pontos considerados mais críticos pelos moradores do quinto distrito.

A resposta da prefeitura 

Logo após a publicação da reportagem falando sobre o mutirão promovido pelos moradores de Lumiar, A VOZ DA SERRA recebeu uma nota enviada pela Prefeiturade Nova Friburgo com um posicionamento oficial sobre as reivindicações dos moradores de Lumiar. Diz a nota que “na última semana, uma equipe do setor de iluminação pública, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou em toda a extensão da localidade mencionada pela reportagem, serviços de manutenção da rede de iluminação. Inclusive mais dois braços de luz foram instalados pela concessionária de energia, a pedido do Executivo Municipal”.

Sobre os buracos, a prefeitura informou que “a Secretaria Municipal de Obras está ciente da questão, elaborando um cronograma para atendimento da localidade em breve. Já sobre a instalação de quebra-molas e sinalização, é uma competência da concessionária responsável pela administração da via, já que se trata de uma rodovia estadual”.

Rotina de acidentes

Se contabilizarmos apenas os últimos 15 dias, vários acidentes graves aconteceram na RJ-142, o que evidencia o problema relatado pelos moradores e a necessidade de que alguma providência seja tomada. Só nesse período aconteceu uma morte nas proximidades do Poço Feio, um acidente com uma família na rodovia Serramar, pessoas ficaram feridas após um ônibus passar por um quebra-molas mal sinalizado, além do grave acidente em que um caminhão capotou sobre uma casa e deixou um morto e três feridos ontem, 9 (veja reportagem na página 5 desta edição). 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade