Prefeitura planeja nova rede pluvial no Centro contra enchentes

Chuva voltou a alagar ruas. Mutirão de limpeza constata que bueiros não estão entupidos, mas manilhas são estreitas
sexta-feira, 23 de março de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Funcionários limpam bueiros no Centro na manhã desta sexta-feira (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
Funcionários limpam bueiros no Centro na manhã desta sexta-feira (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

O secretário da Casa Civil de Nova Friburgo, Gilberto Salarini, disse nesta sexta-feira, 23, que a prefeitura vai realizar um estudo de viabilidade para construção de uma nova rede de águas pluviais no Centro. O anúncio foi feito durante o mutirão para manutenção dos bueiros, realizado depois da chuva que alagou ruas da cidade esta semana.

Pela manhã, funcionários da Secretaria municipal de Serviços Públicos realizaram serviços de desobstrução dos bueiros na esquina das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Farinha Filho, que na tarde da última terça-feira, 20, se transformou num rio com forte correnteza.

Na esquina, a equipe constatou que os bueiros não estavam entupidos, porém, as manilhas são de pequeno diâmetro, o que dificulta o escoamento das águas quando chove forte, o que causa alagamentos constantes no trecho. O mutirão foi realizado após reunião de comerciantes da Farinha Filho com o prefeito Renato Bravo esta semana.

O governo municipal avalia que as enxurradas precisam ser captadas na descida das Braunes e do Bairro Suíço, seguindo canalizadas pelas ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho e, depois, pelo lado par da Praça Getúlio Vargas e Rua Sete de Setembro, desaguando no Rio Bengalas.

Na última terça-feira, 20, o outono chegou junto com um temporal típico de verão, que alagou várias ruas no Centro, causando transtornos a pedestres e motoristas que passavam pelo principais acessos à cidade.  Comerciantes tiveram que colocar comportas para evitar que a água entrasse nas lojas.

Segundo a Defesa Civil, o maior acumulado de chuva foi registrado no bairro Duas Pedras, onde choveu 27mm em apenas uma hora. O menor acumulado foi de 5,4mm no Jardim Califórnia. Não houve registro de queda de árvores ou barreiras, bem como não houve desabrigados ou desalojados na cidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Chuva | enchente
Publicidade