Prefeitura lança o Projeto Nova Friburgo Criativa

Evento aconteceu sexta-feira, 6, na Casa do Artesão
sábado, 07 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Secom/PMNF))
(Fotos: Secom/PMNF))

Com viés de sustentabilidade, foi lançado pela Prefeitura de Nova Friburgo, na última sexta-feira, 6,  o projeto Nova Friburgo Criativa. O evento foi realizado na Casa do Artesão no Cônego, com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o prefeito Renato Bravo; a coordenadora do projeto e primeira-dama, Cristina Bravo; e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcelo Braune. Também estiveram presentes ao lançamento, os secretários de Turismo, Ricardo Reis, e o de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly; além de vereadores e representantes do Sebrae, empresas parceiras e convidados.

Empolgada, Cristina explicou o projeto Nova Friburgo Criativa. Iniciativa do governo municipal, será realizado no Centro de Formação do Vestuário (Cevest), setor da Secretaria de Ciência e Tecnologia, oferecendo cursos de capacitação profissional para aprimoramento da mão de obra de todos aqueles que trabalham com artes manuais em Nova Friburgo.

Segundo Cristina Bravo, o projeto foi construído a várias mãos, a exemplos de outros levados adiante pela prefeitura. A primeira-dama acentuou a importância da criação do selo que vai distinguir os artigos de artesanato produzidos em Nova Friburgo e a identidade sustentável, principalmente com o aproveitamento de resíduos das indústrias de moda íntima e metalomecânica.

Integrante da equipe do projeto, a estilista Geisa Lobosco falou da identidade que terão os artigos do artesanato friburguense e do primeiro ícone do município a ser trabalhado, que será a pedra do Cão Sentado. Já o prefeito Renato Bravo destacou em sua fala as parcerias firmadas em seu governo que permitiram a realização deste e outros projetos para a cidade.

As inscrições para os cursos do projeto Nova Friburgo Criativa já estão abertas no Cevest, que funciona na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à sede da prefeitura. São 135 vagas abertas. Os cursos terão início em fevereiro do próximo ano e as primeiras turmas se formam em julho.

Primeiras peças já enfeitam a cidade

As primeiras peças produzidas dentro do conceito do projeto já enfeitam a cidade e fazem parte da ornamentação de Natal. Três árvores sustentáveis foram montadas na Praça Demerval Barbosa Moreira. Elas utilizam resíduos de confecções trabalhados pelas mãos de artesãs talentosas, contribuindo assim no embelezamento do Natal de Todos os Povos.

De acordo com Cristina Bravo, é uma demonstração da ideia de preservação e dos cuidados com o meio ambiente que o projeto pretende passar. ” Aqui nessa arena sustentável é possível visualizar como o natal pode ser embelezado com reaproveitamento de material. Esses são conceitos que acreditamos e vamos trabalhar através do artesanato, nas vias urbanas da cidade “, comemorou a primeira dama.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Casa do Artesão | Friburgo Criativa
Publicidade