Prefeitura começa a recuperar calçadas na Avenida Costa e Silva

Obras devem se estender também até a Avenida Hans Gaiser, onde trechos da calçada também cederam após 2011
terça-feira, 18 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
As obras na calçada da avenida (Fotos: Henrique Pinheiro)
As obras na calçada da avenida (Fotos: Henrique Pinheiro)

A calçada que margeia o Rio Bengalas, na altura da Avenida Presidente Costa e Silva, em frente ao Sesc Nova Friburgo, enfim começou a receber obras de reparos. Trechos da margem cederam após a enxurrada provocada pela enchente de janeiro de 2011 e, desde então, ainda não haviam sido reformados. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras tiveram que construir um pequeno muro de contenção com tijolos na parte mais crítica para evitar que o local continue a desmoronar. Outros trechos da calçada, na altura da 151ª DP e do quartel do 11ºBPM, também devem passar por reparos.

No outro lado do rio, na Avenida Engenheiro Hans Gaiser, em frente à fábrica Haga, o estado da calçada também é crítico. Mais da metade da calçada cedeu e ainda não foi reconstruída. Pedestres se arriscam ao caminhar pela passagem. Ciclistas costuma descer das bicicletas ao passarem pelo local. “Isso é uma vergonha. Há anos essa calçada está desmoronando”, critica o ciclista Antônio Carlos de Azevedo. “Mais um pouco e os pedestres terão que andar na avenida, ao lado dos veículos. Lamentável ver uma área com indústrias e comércios, acesso ao centro da cidade, tão degradada”, reclamou.

A VOZ DA SERRA mostra o estado precário estado das calçadas de ambas avenidas há anos. Em 2014, o jornal publicou reportagem sobre o perigo para os motoristas e pedestres ao passarem pelo local. Na época o mato encobria grande parte da erosão, camuflando o risco, onde parte da calçada já havia afundado. Dois anos depois, em 2016, noticiou, novamente, que pedestres tinham que caminhar com atenção, tendo que se equilibrar pelos estreitos pedaços de calçada que ainda restavam nas avenidas. Ou tinham que se arriscar pela pista de rolamento, onde veículos circulam em alta velocidade e o tráfego é sempre intenso.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou “que o trabalho de recuperação da calçada às margens do Rio Bengalas se estenderá em todo o trecho que apresenta erosões e, assim que for concluído, será feito também na calçada da Avenida Hans Gaiser”. As obras de recuperação das calçadas são medidas paliativas. O governo do estado pretende realizar obras de canalização no trecho do rio entre o trevo de Duas Pedras e a ponte na esquina com a Avenida Euterpe Friburguense (em frente à fábrica Haga), assim como ocorreu em Conselheiro Paulino, mas ainda não há prazo para isso.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade