Prefeito decreta ponto facultativo na segunda e quarta de Cinzas

Assim como os bancos, repartições públicas municipais só reabrem na quinta após o carnaval
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito decreta ponto facultativo na segunda e quarta de Cinzas

Além dos bancos, repartições públicas municipais de Nova Friburgo só reabrem na quinta-feira, 7, após o carnaval. O prefeito  Renato Bravo decretou ponto facultativo na segunda-feira, 4, e na quarta-feira de Cinzas, 6. Com isso, os servidores terão cinco dias de folga: interrompem as atividades neste sábado, 2, e voltam somente na quinta-feira, 7. O descanso foi garantido através do decreto municipal 052/2019, publicado nesta quinta-feira, 25, no Diário Oficial do município, em A VOZ DA SERRA.

Serviços essenciais, como o Hospital Municipal Raul Sertã e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, além das equipes de plantão na Guarda Municipal e do setor de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) continuarão funcionando no período.

As agências bancárias de todo o Estado do Rio  não abrirão na quarta-feira de Cinzas, devido à lei estadual 8.217/2018, que decretou feriado bancário para todos os municípios fluminenses.

Em outros estados do país, as agências permanecerão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira, 4, e na terça-feira, 5, abrindo na quarta-feira, 6, a partir do meio-dia. No período de não funcionamento dos bancos no Rio, os clientes poderão utilizar os canais eletrônicos de atendimento, como terminais de autoatendimento, internet banking, aplicativos e telefones.

Os tributos cujas cobranças tenham códigos de barras poderão ter seus pagamentos agendados via caixas eletrônicos, internet banking e centrais de atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser quitados via Débito Direto Autorizado (DDA).

As contas de consumo — água, luz, gás, telefone e TV paga — e os carnês com vencimentos em 4 e 5 de março poderão ser pagas no primeiro dia de expediente bancário, sem acréscimo de juros e multas. Ainda de acordo com a Febraban, em geral, as cobranças de tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso o ajuste não tenha sido efetivado, a recomendação é que o interessado antecipe o pagamento.

Instituído pela lei estadual 8.217/2018, de autoria dos deputados estaduais André Ceciliano e Gilberto Palmares, ambos do PT, o feriado bancário estadual entrou em vigor este ano. A Febraban recorreu à Justiça contra a lei, mas ainda não houve decisão a respeito. Portanto, os bancos ficarão fechados nos dias 4, 5 e 6.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade