Prazo para votar em trânsito em Friburgo termina nesta quinta

Solicitação vale para quem estiver fora do domicílio eleitoral e não quiser apenas justificar
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Prazo para votar em trânsito em Friburgo termina nesta quinta

Nova Friburgo está entre as cidades onde os eleitores podem solicitar o voto em trânsito, ou seja, quem está fora do domicílio eleitoral pode efetivamente votar, participando da escolha dos seus representantes, e não apenas justificar. Mas o prazo para requisição está acabando: os eleitores têm até esta quinta-feira, 23, para comparecer ao cartório eleitoral e indicar o local que pretende exercer seu direito ao voto.

O voto em trânsito é possível em capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes, mas pode ser solicitado em qualquer cartório, desde que o eleitor indique uma cidade que esteja dentro desse parâmetro como local de votação. Ele pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos da eleição.

No cartório, o eleitor deverá solicitar sua habilitação, apresentando um documento oficial com foto e a indicação do local de votação. Essa permissão só é possível para pessoas que estejam com situação regular no Cadastro Eleitoral.

Estando habilitado, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral, mas em cidades do mesmo estado, poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Já o eleitor em unidade da Federação diferente poderá participar apenas da eleição para presidente da República.

O eleitor que tiver solicitado o voto em trânsito e não puder comparecer à seção deverá justificar a ausência. Mas essa justificativa não poderá ser feita no município escolhido para voto em trânsito. Como o título é provisoriamente incluído em outro local de votação, caso o eleitor retorne ao domicílio eleitoral também se faz necessário justificar o voto.

Esse prazo vale ainda para transferência provisória de local de votação para presos provisórios e a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação, bem como aos integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das polícias civis, das polícias militares, das equipes do Corpo de Bombeiro e também de guardas municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não tenham solicitado a transferência para uma seção especial dentro do prazo de fechamento do Cadastro Eleitoral, que ocorreu no dia 9 de maio deste ano, também tem até o dia 23 para solicitar a habilitação de voto em outro local de votação.

Em Nova Friburgo existem 80 locais onde pode ser realizado o voto em trânsito, com opções para os bairros: Amparo, Barracão dos Mendes, Boa Esperança, Braunes, Campo do Coelho, Cardinot, Cascatinha, Catarcione, Centro, Chácara do paraíso, Colonial 61, Conquista, Conselheiro Paulino, Cordoeira, Córrego Dantas, Cônego, Duas Pedras, Galdinópolis, Granja Spinelli, Janela das Andorinhas, Jardim Califórnia, Jardim Ouro Preto, Jardinlândia, Lumiar, Macaé de Cima, Mury, Nova Suíça, Olaria, Parque Maria Tereza, Pilões, Ponte da Saudade, Prado, Rio Bonito, Riograndina, Salinas, Santa Cruz, Stucky, São Geraldo,São Lourenço, São Pedro da Serra, Tingly, Vargem Alta, Varginha, Vila Amélia, Vila Nova, Vilage e Ypu.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade