Praça das Colônias volta a ter Sala da Suíça reaberta nesta sexta

Cônsul deve participar do evento, que marca a retomada das atividades no espaço cultural
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O cônsul Rudolf Wyss com o prefeito Renato Bravo em visita a Nova Friburgo (Arquivo AVS)
O cônsul Rudolf Wyss com o prefeito Renato Bravo em visita a Nova Friburgo (Arquivo AVS)

A Sala da Suíça na Praça das Colônias, no Suspiro, será reaberta nesta sexta-feira, 15, com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss. O evento começa às 11h e marca a retomada das atividades da colônia no espaço cultural, que estava fechado para obras de reformas desde a tragédia de 2011.

De acordo com o presidente da colônia, Geraldo Thuler, a reinauguração da sala terá uma série de atividades, entre elas, a abertura da exposição de quadros do artista plástico José Manoel Pereira. Também serão realizados, na praça, os lançamentos do Troféu Eduardo Salusse de Ciclismo e do livro Tempo anterior, da escritora Maria José Braga. À tarde, na Casa Suíça, em Conquista, às 15h30, a colônia inaugura um painel com cerca de 400 sobrenomes de famílias suíças que vieram para o país a partir de 1819, no Espaço Petit suisse.

“Queremos que sala se torne uma referência para a comunidade suíça e todos os friburguenses na cidade. Planejamos realizar, periodicamente, cursos de chocolate e eventos de degustação de queijos. Estamos instalando equipamentos para oferecer, em breve, cursos de francês na praça”, disse Geraldo Thuler.

A Suíça é a terceira das dez colônias a reabrir sua sala no espaço cultural, segundo o presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), Alex Alfaya. Alemanha e Líbano já estão realizando atividades no local, como aulas de dança, música e idiomas durante a semana. A expectativa é que o espaço seja aberto aos finais de semana também.

“Estamos fazendo campanhas para arrecadar recursos para compra de equipamentos para a cozinha. Já foram adquiridos freezer e micro-ondas. Nos próximos dias serão comprados fogão industrial e geladeira” contou o presidente da Ascofri.

Reinaugurada em julho do ano passado, a Praça das Colônias, contudo, ainda não tem a licença definitiva do Corpo de Bombeiros para funcionamento. Pequenos e esporádicos eventos foram realizados no espaço com autorização temporária da corporação. Procurada, a prefeitura informou que abriu um procedimento administrativo para a contratação da empresa credenciada para a execução do plano de prevenção e risco de incêndio e pânico da praça. “O processo está em andamento. Não há restrições para utilização do local”, diz a nota.

A Praça das Colônias permaneceu fechado por sete anos, após ser atingido pelo deslizamento de uma encosta na tragédia climática de 2011. Obras de reformas e ampliação foram iniciadas em 2015, mas paralisadas e reiniciadas diversas vezes devido a atrasos e suspensões dos repasses das verbas.

A obra foi reinaugurada com dez salas destinadas aos povos colonizadores (Alemanha, Áustria, Pan-Africana, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Portugal e Suíça), uma área de alimentação, nova cobertura, cozinha e banheiros. O local também recebeu um projeto paisagístico no seu entorno.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade