Parlamento Juvenil da Alerj inicia capacitação de integrantes eleitos

Nova Friburgo recebeu a primeira aula do projeto nesta quarta
sexta-feira, 04 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Os parlamentares juvenis de Friburgo e região tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e detalhar o projeto com o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira (Foto: Divulgação)
Os parlamentares juvenis de Friburgo e região tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e detalhar o projeto com o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) já definiu a 12ª edição do Parlamento Juvenil, composta por jovens estudantes que irão elaborar projetos para serem apresentados na casa e que poderão até virar lei no estado.  Os parlamentares juvenis de cada município foram escolhidos por um processo eleitoral e agora começarão a defender seus projetos que irão a votação entre 24 e 30 de novembro. A primeira aula de capacitação dos novos parlamentares juvenis em Nova Friburgo aconteceu na última quarta-feira, 2, com os eleitos da Coordenaria Regional Serrana II, da Secretaria Estadual de Educação.

O projeto coletivo regional é a grande novidade dessa edição, já que cada edição terá um projeto voltado para sua área, além de um individual por participante. Na capacitação, o coordenador do projeto, o ex-deputado estadual e criador do Parlamento Juvenil da Alerj, Wanderson Nogueira, repassou o conteúdo das aulas à distância e tirou dúvidas do estudantes. Ele também promoveu um debate sobre a importância da política, da democracia, da função do Legislativo e da participação popular.

Os novos parlamentares juvenis puderam começar a elaborar seus projetos de lei, em uma dinâmica de troca de ideias e auxílio mútuo, porém as propostas só deverão ser enviadas 15 dias após as aulas, por meio de uma plataforma online. A capacitação em Iguaba Grande, reunindo participantes da Baixada Litorânea foi realizada ontem, 3, e hoje, 4, será a vez de Petrópolis, com aulas voltadas aos representantes da Coordenadoria Regional Serrana I.

O programa de qualificação presencial ainda passará por outras cidades como o Rio de Janeiro, Valença, Volta Redonda, Itaperuna e Campos dos Goytacazes, contemplando os 92 municípios do Estado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade