Parceria pode botar Friburgo no caminho das calçadas acessíveis

Programa foi desenvolvido pela Firjan e pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
terça-feira, 14 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Parceria pode botar Friburgo no caminho das calçadas acessíveis

Andar pelas calçadas da cidade é uma prova de obstáculos. Formatos e alturas diferentes, rampas desniveladas e postes no bem no meio da passagem. Situações que prejudicam o ir e vir, principalmente dos idosos, portadores de deficiência, cadeirantes e quem precisa empurrar um carrinho de bebê, por exemplo. Para lidar com o problema, uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) desenvolveu o Programa Calçada Acessível.

Criado em 2010, o programa aposta na conscientização de entidades públicas para a padronização e promoção da acessibilidade nas calçadas, além de promover o potencial urbanístico dos municípios. A iniciativa faz parte do programa “Soluções para Cidades”, cujo objetivo é acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano, além da mobilidade, saneamento e habitação. A ideia é oferecer sugestões para mudanças em legislação, cartilhas e obras prontas. O tema foi discutido recentemente em Friburgo.

Segundo o prefeito Renato Bravo, o primeiro passo será dado na calçada em frente à Prefeitura. “A Firjan traz um olhar técnico, de qualidade e desenvolvimento que é essencial para realização de projetos desse tipo”, disse. O presidente da Firjan regional, Carlos Eduardo de Lima, destaca o suporte técnico que a entidade dará para a elaboração e realização do programa: “Queremos que o projeto avance e chegue a outras calçadas de Friburgo que precisam ser padronizadas para evitar acidentes”, enfatizou.

O programa conta ainda com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Centro-Norte. O presidente do Sinduscon, Gustavo Sarruf, diz que “tem conseguido ampliar a sensibilização à causa a empresas que fazem loteamentos e expansão de ruas”. O Espaço Arp saiu na frente e vai colocar em seu próprio projeto de melhorias os conceitos do Calçada Acessível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade