Parada em fila dupla prejudica o trânsito da Rua Moisés Amélio

Trecho próximo ao viaduto fica ainda mais tumultuado aos sábados, com a feira livre da Avenida Campesina
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
A fila dupla por causa da feira (Fotos: Paula Valviesse)
A fila dupla por causa da feira (Fotos: Paula Valviesse)

A parada em fila dupla é proibida, mas muitos motoristas descumprem essa medida, o que acaba estreitando o espaço de tráfego das vias e atrapalhando o trânsito. No final da da Rua Moisés Amélio e início da Rua Coronel Zamith, no trecho sob o viaduto Geremias de Mattos Fontes, no Centro, casos deste tipo costumam ser frequentes. Aos sábados, quando é realizada a feira livre na Avenida Campesina Friburguense, a situação fica ainda mais complicada, já que todos os veículos que se dirigem à Rua Coronel Zamith têm apenas a Rua Moisés Amélio como opção.

A Rua Moisés Amélio tem suas peculiaridades. Ao longo da via há trechos onde é permitido estacionar, por longo prazo e em vagas de curta duração (por até 20 minutos mantendo o pisca-alerta ligado) e existem ainda vagas exclusivas para motocicletas e também áreas destinadas à carga e descarga. Mas especificamente no trecho após a ponte, a sinalização indica que é proibido estacionar em ambos lados da via, as únicas exceções são: a área destinada a fretes e caminhões de mudanças e as vagas recuadas sob o viaduto.

No último sábado, 9, a reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local para apurar a denúncia de um leitor sobre o trânsito tumultuado na via. De acordo com a denúncia, o fluxo de veículos até às 12h fica mais intenso, em decorrência da feira livre. “A Avenida Campesina é fechada pela manhã para a montagem das barracas da feira e os clientes poderem circular, mas alguns motoristas bloqueiam um trecho da Rua Coronel Zamith parando em fila dupla. É um perigo também para os pedestres, porque às vezes são caminhões estacionados em área proibidas, que bloqueiam a visão”, conta Jorge Moraes.

Um comerciante que preferiu não se identificar, diz que a falta de estacionamento prejudica as vendas: “As pessoas vêm para ir ao shopping ou trabalhar, estacionam tanto na Avenida Campesina, quanto na Moisés Amélio, e deixam o carro ocupando por horas as vagas. Além disso, há a questão das vagas de frete e mudanças, que são inúmeras, parece que todo frete precisa ficar parado nesta área. Isso atrapalha, porque muitos clientes acabam desistindo de comprar por não ter onde parar”, afirma o empresário.

Sobre a situação, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) ratificou que a fila dupla não é permitida e informou que tomará as providências necessárias, após fazer uma avaliação da situação do trânsito no local.

Secretaria de Agricultura planeja padronizar feira da Campesina

A tradicional feira da Avenida Campesina Friburguense poderá passar por transformações. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o trabalho que vem sendo realizado para padronizar a feira de Olaria, inclusive com cadastro de feirantes para que seja possível disponibilizar permissões de trabalho, crachás e uniformes a todos os envolvidos, será realizado também com os feirantes da Avenida Campesina. A secretaria, no entanto, ainda não tem previsão de quando esta atualização será feita.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade