Outubro Rosa: Friburgo tem Dia D de conscientização nesta quarta

Ações na Praça Dermeval Barbosa Moreira marcam encerramento do mês de luta contra o câncer de mama
terça-feira, 30 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Outubro Rosa: Friburgo tem Dia D de conscientização nesta quarta

A prefeitura de Nova Friburgo realiza nesta quarta-feira, 31, das 10h às 12h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, o Dia D de conscientização sobre o câncer de mama com o tema “Nós abraçamos essa causa”. As ações fazem parte da campanha do Outubro Rosa e contam com apoio de diversas secretarias, da Associação da Mulher Mastectomizada (AMMA) e do Projeto Casca de Cebola, instituições que encabeçam a luta contra o câncer no município.

O dia de mobilização e prevenção começa com o “Abraço Rosa”, sendo pedido a todos participantes que usem a cor do movimento. No abraço simbólico, o silêncio de um minuto representará a homenagem dos presentes a todas as mulheres que morreram em função da doenças e a solidariedades àquelas que estão luta contra o câncer de mama.

Durante toda a manhã serão realizadas palestras sobre a importância da prevenção. Além disso, os profissionais da saúde, assim como os voluntários da AMMA, estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o câncer de mama e o tratamento, além de outros temas, como doenças sexualmente transmissíveis.

No local também serão feitas marcações de exames de mamografia. Segundo a Secretaria de Saúde, neste período é percebido um aumento na procura por exames preventivos. Até o momento, a pasta registrou a solicitação de 474 mamografias. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro até outubro, 45 mulheres deram entrada nos serviços de saúde com câncer de mama.

Também serão distribuídas mudas do Horto Municipal e brindes, com a ajuda dos parceiros do evento. E todos poderão participar da aula de dança, na atividade que ganhou o nome de “Zumba Rosa”, especialmente para esta ocasião.

O evento é apoiado pelas secretarias de Saúde, Comunicação, Turismo, Serviços Públicos, Assistência Social e Esportes, sendo realizado em parceria com a AMMA, o Projeto Casca de Cebola, o Grupo Saf e o Horto Municipal.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade