Outubro rosa: Friburgo na luta contra o câncer de mama

Ações de conscientização serão realizadas durante todo o mês pela Associação da Mulher Mastectomizada
quarta-feira, 03 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Outubro rosa: Friburgo na luta contra o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento anual, que em todo o mundo envolve milhares de organizações para destacar a importância da conscientização, prevenção e realização de pesquisas sobre o câncer de mama. No Brasil, as ações ganharam força na década de 90, com a adesão de instituições, empresas e órgãos públicos vem se ampliando a cada ano. Em Nova Friburgo, o momento é de engajamento na divulgação de informações e realização de campanhas por parte da Associação da Mulher Mastectomizada (Amma). Como nas edições passadas, a programação da entidade se estende por todo o mês de outubro e será encerrada com a Caminhada Rosa, realizada excepcionalmente este ano no dia 3 de novembro, em função do período eleitoral.

As atividades foram iniciadas logo no primeiro dia do mês, com a realização de uma ação social da sede da associação, que fica na Rua Matogrosso, 20, no bairro Bela Vista, onde foram oferecidos corte de cabelo, maquiagem, entre outros cuidados de beleza às participantes. A programação continua com ações sociais, iniciadas às 14h: no dia 8, no shopping de Olaria; dia 14, em Amparo; dia 16, exclusivamente para funcionários da empresa Galera, no Córrego D’Antas; dia 18, na Escola Municipal Maximiliano Falk, em Mury; dia 23, no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) de Campo do Coelho e  dia 28, na Casa do Artesão, no Cônego. Ainda está prevista uma palestra dia 25, na Igreja Batista de São Jorge, às 19h30, e organizada uma atividade da Amma na cidade vizinha de Cordeiro, a ser confirmada.

Para a presidente da Amma, Maria Helena dos Santos, essas ações, especialmente as realizadas nas localidades mais afastados do Centro, são uma forma de levar informações para pessoas que têm dificuldade de acesso à instituição: “É muito importante a realização dessas ações sociais por todos os locais da cidade, porque sempre tem alguém que passou ou está passando por um caso de câncer de mama ou então tem um familiar ou um conhecido. Informação é o primeiro passo para prevenção e melhores cuidados”, conta Maria Helena.

A associação ainda está programando três grandes eventos: dia 21, almoço beneficente, a partir das 12h, no Natureza, Rua Coronel Zamith, 380, Ypu; dia 3 de novembro, um sábado, a tradicional caminhada, ponto alto da campanha de conscientização, onde toda a população é chamada para vestir rosa e percorrer as ruas do Centro e no domingo, 4, corrida/caminhada em parceria com a Associação de Corredores de Nova Friburgo (Ascof), com percurso e horário a serem divulgados.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade