Operação fecha três bares no Centro de Friburgo

Venda de álcool a menores motivou ação da prefeitura, que contou com apoio da PM e da Justiça
segunda-feira, 09 de abril de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A Rua Monte Líbano foi um dos alvos da operação (Fotos de divulgação da PMNF)
A Rua Monte Líbano foi um dos alvos da operação (Fotos de divulgação da PMNF)

Nove adolescentes foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas ou drogas na noite da última sexta-feira, 6, no Centro de Nova Friburgo, durante uma operação da Secretaria Municipal de Política sobre Drogas com apoio de outros órgãos públicos, entre eles a Polícia Militar e a Justiça estadual. Três bares também foram fechados por irregularidades no alvará ou falta dele.

De acordo com informações da prefeitura, policiais militares foram distribuídos por cinco locais onde os jovens costumam consumir substâncias ilícitas, como a Rua Monte Líbano, em que estão localizados os principais bares do município, e na Praça Getúlio Vargas, e abordaram os menores no início da noite. Os responsáveis foram chamados e notificados.

"Nós, como pais, nos esmeramos em dar a ele uma boa educação, e por isso levamos um susto quando fomos acionados para vir buscá-lo. Mas enxergamos a ação com muito bons olhos, pois nos serviu de alerta em relação às amizades dele. Vamos ficar mais atentos", disse o pai de um dos jovens abordados.

Além da PM e do MP, a ação contou a participação de representantes da Vara da Infância e Adolescência, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e da Subsecretaria de Posturas, que fiscalizou e autuou os bares. O nome dos estabelecimentos fechados não foi divulgado pela prefeitura.

A dona de casa Zenilda Neves estava em um dos bares fiscalizados com o marido e os três filhos e elogiou a operação. "Achamos ótima essa iniciativa, porque está demais, os jovens estão se perdendo com o uso de bebidas e drogas. É preciso que ações como esta aconteçam para frear essa dura realidade", disse.

Para a promotora de Justiça Simone Gomes, que também acompanhou a ação, o consumo de álcool e drogas por adolescentes é preocupante. "A forma como está acontecendo essa relação dos jovens com o uso dessas substâncias é abusiva e coloca a vida deles em risco, em especial pelo contato que eles passam a ter com tráfico. Preservar a integridade deles é uma responsabilidade dos pais e também do estado", frisou a promotora.

De acordo com o secretário municipal de Política sobre Drogas, Daniel Lage, outras operações como esta serão realizadas na cidade. “Esta atuação foi fruto de um planejamento que vem, cuidadosamente, sendo feito pela municipalidade há cerca de quatro meses. Recebemos muitas denúncias de vendas e consumo desses produtos pelos nossos adolescentes e não vamos medir esforços para coibir essa prática".
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crime | Drogas
Publicidade