Ônibus em Friburgo: linha direta agora, só das 16h às 19h

Passageiros já podem desembarcar em qualquer ponto dos 21 itinerários da Faol nos demais horários do dia
terça-feira, 28 de maio de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Ônibus em Friburgo: linha direta agora, só das 16h às 19h

 

A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol), concessionária do transporte público no município, alterou o horário de funcionamento do sistema linha direta, grupo de itinerários cujos ônibus somente param nos pontos de parte de seus trajetos para o embarque de passageiros. O usuário que embarca em um coletivo linha direta só pode desembarcar a partir de determinado ponto de parada do percurso.  

Os 21 itinerários que até a semana passada operavam no sistema linha direta das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, agora funcionam como linha direta somente no horário de rush, das 16h às 19h, também nos dias úteis. A alteração entrou em vigor na segunda-feira, 27, informou a concessionária.

De acordo com o diretor da Faol, Paulo Valente, a mudança no horário do sistema linha direta foi feita para atender aos usuários que há anos reclamam do excesso de linhas diretas em horários cujos ônibus estão, praticamente, vazios devido às restrições do sistema para embarque e desembarque e à baixa demanda.

“Por exemplo, um passageiro que está no Centro e quer ir à Ponte da Saudade só podia embarcar nas linhas Theodoro de Oliveira ou Varginha, porque a linha Centro-São Pedro da Serra, que passa pelo bairro, é linha direta e só parava para desembarque a partir do ponto de parada da RJ-142 (Mury-Lumiar), em frente ao Colégio Estadual Padre Franca. Os passageiros ficavam um tempo maior nos pontos esperando outro coletivo passar”, disse Valente.

As queixas partiam, sobretudo, de usuários que precisavam desembarcar no meio do caminho. “Há localidades também que a linha que serve ao passageiro demora uma hora para passar. Só que há outra que passa a cada 20 minutos, mas ela é linha direta. Ou seja, para o passageiro que precisam desembarcar no meio do trajeto, a linha direta não serve à necessidade dele”, afirmou o diretor da Faol.

O sistema linha direta das 8h às 20h, por outro lado, beneficiava o usuário que embarcava no ponto inicial, pois ele utilizava o ônibus com comodidade e chegava ao destino de forma mais rápida, já que o coletivo não parava para desembarque de passageiros no decorrer do percurso.

Ainda segundo Paulo Valente, a linha direta foi criada em Nova Friburgo para oferecer mais comodidade aos passageiros que moram nos extremos da cidade. Eles reclamavam que os coletivos ficavam superlotados, no horário de rush, por usuários que desembarcavam no meio do percurso.

“Foram criadas uma série de linhas no mesmo eixo para atender ao pedido dos usuários, que se justifica no horário de rush. Nos demais horários, porém, os ônibus dessas linhas circulavam quase vazios” disse Valente. “A linha direta não foi criada pela melhorar o trânsito e acabou prejudicando passageiros que ficam no meio de caminho”, completou.   

Paulo Valente, que está na administração da concessionária desde 2017 e não soube informar quando o sistema linha direta entrou em operação na cidade. De acordo com ele, os arquivos da concessionária não possuem qualquer ofício com registro do início da operação. O sistema teria sido implantado por gestões anteriores e por conta própria.  

Itinerários com o sistema linha direta:

20 Riograndina via Serraria (primeiro desembarque na Fábrica Hak).

20-A Riograndina via Maringá (primeiro desembarque na Fábrica Hak).

20-B Riograndina via Alto dos Michéis (primeiro desembarque na Fábrica Hak).

24 Jardim Califórnia (primeiro desembarque na Rua Joaquim Pinheiro).

30 Amparo via Jardim do Éden (primeiro desembarque na Usina de Asfalto).

30-A Amparo via Barroso (primeiro desembarque na Usina de Asfalto).

30-B Amparo via Fazenda Velha (primeiro desembarque na Usina de Asfalto).

33 Alto do Schuenck (primeiro desembarque na Usina de Asfalto).

42 Alto de Olaria (primeiro desembarque na Rua Raul Veiga).

42-A Alto de Olaria via Rua São Paulo (primeiro desembarque na Rua São Paulo).

43 Cônego (primeiro desembarque na Via Expressa).

43-A Cônego via Sítio São Luiz (primeiro desembarque na Via Expressa).

43-B Cônego via Granja do Céu (primeiro desembarque na Via Expressa).

44 Cascatinha (primeiro desembarque na Rua Ary Parreira).

47 São Pedro da Serra (primeiro desembarque no Colégio Estadual Padre Franca).

47-A São Pedro da Serra vai Bocaina (primeiro desembarque no C.E.Padre Franca).

47-B São Pedro da Serra via Benfica (primeiro desembarque no C.E. Padre Franca).

48 Lumiar via Benfica (primeiro desembarque no C.E. Padre Franca).

48-A Lumiar via Boa Esperança (primeiro desembarque no C.E.Padre Franca).

55 São Lourenço (primeiro desembarque na Queijaria Escola).

55-A São Lourenço via Fazenda Campestre (primeiro desembarque na Queijaria Escola).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Transporte
Publicidade