Obras na Praça CEUs avançam e podem, enfim, ser inauguradas

Processo de licitação do empreendimento na Via Expressa teve início em maio de 2012
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
por Vinicius Gastin
Alguns reparos são feitos no entorno da praça para a posterior inauguração
Alguns reparos são feitos no entorno da praça para a posterior inauguração

Muitos friburguenses que passam pela Via Expressa, em Olaria, ainda se perguntam sobre a enorme construção que toma boa parte do antigo parque de eventos, onde acontecia, por exemplo, o festival do chopp. As obras do Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEUs, já avançou e regrediu em proporções que acompanharam fatores como a aplicação e suspensão de recursos, licitações para a compra de equipamentos, trocas no Ministério da Cultura (esta é uma obra federal) e vandalismo. 

O processo de licitação teve início em 3 de maio de 2012 e terminou seis meses depois, com vitória da CH Construções de Serviços Ltda. A previsão inicial para a conclusão das obras era maio de 2014. Tal prazo já mudou por diversas vezes, e nenhum deles foi cumprido. Por esse motivo, evita-se estabelecer novas datas. 

No entanto, de acordo com o município, os reparos necessários para a tão aguardada inauguração estão sendo feitos. Para finalizar as obras da praça, construída através de um convênio do Ministério da Cultura com a Prefeitura de Nova Friburgo, o município emprega recursos próprios desde março deste ano. São executados serviços de limpeza e reparos para que o espaço fique pronto. 

Para evitar novos casos de vandalismo no local, recentemente foi solicitada ao Ministério da Cultura a autorização para a ocupação provisória do espaço, com a implantação de um Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e de atividades esportivas no local. Um dos projetos a ocupar o espaço seria o Solução, que atende a crianças carentes no bairro de Olaria difundindo a prática do judô. O objetivo é que o espaço seja recuperado aos poucos com a presença da comunidade que, ao frequentar o local, poderá resguardá-lo.

Considerando as justificativas e informações apresentadas pela Secretaria de Cultura e para evitar novas depredações no local, o Ministério da Cultura informou que não vê impedimento ao uso parcial da Praça CEUs antes da inauguração, autorizando, portanto, o funcionamento do Cras e a implementação de atividades esportivas assim que as obras de recuperação e adequação ficarem prontas.

A Secretaria de Cultura informou, através de nota publicada recentemente no site da Prefeitura, que “em momento nenhum foi pensado, dito ou cogitado de mudar-se o objetivo da Praça CEUs, que é destinada aos esportes, a cultura e à assistência social. O que vai ser instalado lá, como um dos projetos sociais e do esporte são aulas de judô, que fazem parte do Projeto Solução, dirigido pelo coronel PM Carlos Eduardo Hespanha, que está de acordo com os cursos e oficinas que serão oferecidos aos moradores das comunidades do entorno. Também será transferido para lá o Cras de Olaria, e assim que ficarem prontos os dois prédios, será levado também para lá o Ponto de Cultura de Olaria e a sala biblioteca que hoje funciona no CVT (Centro Vocacional e Tecnológico). Até o momento o Ministério da Cultura não repassou recursos para a Caixa Econômica Federal para que ela os envie para pagamento das licitações que já ocorreram”, diz a nota. 

Para a construção do complexo esportivo e cultural de Nova Friburgo, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão. O Centro de Artes e Esportes Unificados faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A unidade de Nova Friburgo é um dos mais de 350 CEUs construídos em todo o país. O complexo do município, localizado na Via Expressa, terá três mil metros quadrados e conta com pista de skate, academia ao ar livre, playground, ginásio esportivo, galeria de artes, biblioteca, cineteatro com 60 lugares, espaço multiúso, salas de audiovisual e Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça CEU
Publicidade