O Grupo Silvana Gym/Inec participa do Gym Brasil 2019

Evento acontece até domingo na cidade de Caldas Novas, em Goiás
sábado, 09 de novembro de 2019
por Vinicius Gastin
O Grupo Silvana Gym/Inec participa do Gym Brasil 2019

De Nova Friburgo para o mundo em décadas de apresentações, o Grupo Silvana Gym/Inec, do Nova Friburgo Country Clube, pegou novamente a estrada com destino a cidade de Caldas Novas. No município goiano, as ginastas da equipe friburguense prometem dar novo show durante o Gym Brasil 2019. O evento teve início no último dia 7 de novembro, e prossegue até este domingo (10).

O Gym Brasil é o festival nacional de ginástica, organizado de maneira oficial pela Confederação Brasileira da modalidade. O evento também vale como seletiva para o Gym Challenge, que em 2021 será realizado em Portugal. A equipe Friburguense participa com uma delegação de 28 ginastas, sob direção e coordenação dos professores e técnicos Silvana Schwartz Noel e Eder da Silva Vieira.

A história do Grupo Silvana Gym/INEC começou há 32 anos, quando a presidente Silvana Noel, formada em educação física pela UFRJ, especializada em ginástica artística, montou um grupo, o “Silvana Gym”, que já participou de festivais nacionais e internacionais. Em 1991 na Holanda; 1995 na Alemanha; 1996 na Suíça; 1997 nos Estados Unidos; 1999 na Suécia; 2002 na Suíça e na Alemanha; 2003 em Portugal; 2005 na Suíça, 2007 na Áustria e em 2011 na Suíça.

Em 2003, Silvana foi convidada a participar do projeto social Esporte para Todos, implantado pela então deputada estadual e supervisora da ginástica artística do Flamengo, Georgette Vidor, que atendia crianças de baixa renda no SESI de Nova Friburgo. Com o intuito de ampliar o trabalho social, abrindo vagas gratuitas para crianças carentes e buscando um aperfeiçoamento técnico da equipe, Silvana resolveu deixar o clube, onde treinava o grupo, e procurar um local para dar continuidade ao trabalho.

Em 2006, Silvana fundou a ONG INEC, fez toda a reforma do novo espaço com ajuda da família e ampliou o número de vagas para crianças e jovens de baixa renda. Atualmente, a ONG funciona no Nova Friburgo Country Clube, atendendo cerca de 250 pessoas de todas as classes. O INEC oferece aos alunos aulas de ginástica artística, ginástica rítmica, aeróbica, balé e capoeira. Apenas 20% dos alunos pagam mensalidades para a manutenção do Instituto. Ao longo de todos esses anos, o grupo soma 268 apresentações e 79 prêmios.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Silvana Gym
Publicidade